Nau dos descobrimentos engalanada para inspirar jogadores lusos

Nau dos descobrimentos engalanada para inspirar jogadores lusos
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

A réplica da nau quinhentista com que Pedro Alves Cabral chegou ao Brasil está, a partir de hoje, em Vila do Conde, engalanada com bandeira portuguesa, numa iniciativa que pretende transmitir apoio a Portugal no Mundial2014 de futebol.

A bandeira nacional na réplica da nau quinhentista de Vila do Conde ficará içada no mastro da embarcação, pelo menos até ao último jogo de Portugal neste campeonato do mundo, e pode ser contemplada no Cais da Alfandega, junto à foz do Rio Ave.

Portugal estreia-se hoje no Mundial2014, que decorre precisamente no Brasil, frente à Alemanha, na jornada inaugural do Grupo G, num jogo marcado para as 17:00 (horas de Lisboa).

A atividade foi pensada pela Câmara Municipal de Vila Conde, que usou um dos ícones da cidade para recordar os feitos lusos, no ano de 1500, na descoberta do Brasil e, ao mesmo tempo, pedir aos jogadores portugueses que repliquem essa atitude de bravura ao representarem o país neste Mundial.

"Ao escolher esta caravela para içar bandeira nacional, estamo-nos a unir da mesma forma que os nossos marinheiros o fizeram ancestralmente, nomeadamente na chegada ao Brasil", considerou a autarca Elisa Ferraz.

A presidente da Câmara vila-condense lembrou ainda que a raça das gentes do mar locais está bem representada nesta seleção nacional: "Com este gesto transmitimos a nossa força e união a todo o grupo, nomeadamente ao Fábio Coentrão e ao Hélder Postiga, dois vila-condenses, por quem estamos a torcer muito".

A ajudar a autarca local a içar a bandeira portuguesa, no mastro frontal da embarcação estiveram três jogadores de Vila do Conde, que já representaram a seleção nacional: André, Alfredo e Quim.

Os antigos craques mostraram-se confiantes que a mensagem de apoio desta iniciativa vai chegar ao outro lado do Atlântico e servir como motivo de inspiração para os jogadores lusos.

"Hoje o mundo é tão pequeno que uma intervenção deste género chega rápido aos ouvidos e os olhos deles. Eles vão saber ainda mais que estamos com eles a dar-lhes todo o apoio", disse André, antigo médio, que em 1986 também participou num Campeonato do Mundo de futebol, no México, partilhando a sua experiência.

"Uma coisa é o que se faz nos jogos de preparação, outra é quando a competição a doer começa. Sei bem o que é isso e acredito que neste campeonato do mundo Portugal vai juntar as forças e fazer bons resultados. Gostava mesmo que chegassem à final", disse André.

A mesma confiança demonstrou o antigo guarda-redes Alfredo, que não poupou elogios a esta equipa nacional, depositando "total confiança no guardião Rui Patrício".

"Estou convencido que temos uma Seleção recheada de bons valores. Teremos jogos difíceis pela frente mas com luta, força, qualidade e criatividade podemos discutir qualquer resultado", lembrou Alfredo.

Outro ex-jogador vila-condense, Quim, esteve em sintonia de ideias com os antigos companheiros, enaltecendo esta iniciativa na nau atracada junto à foz do Rio Ave.

"Todas as medidas de apoio aos nossos atletas são importantes para eles sentiram podemos ter uma boa prestação e alcançar as vitórias. Mando daqui uma mensagem de confiança, que têm valor e argumentos para vencer", afirmou Quim.

E sendo esta uma iniciativa de apoio aos jogadores, nomeadamente os de Vila do Conde, também os familiares de Fábio Coentrão e Hélder Postiga marcaram presença, com Manuel Postiga, pai do avançado da equipa nacional, a considerar que este é um incentivo para todos.

"Não é só para o Hélder, que é de Vila do Conde, mas sim para toda a Seleção. Tenho falado com ele, e há sempre o bichinho antes dos jogos, mas está muito bem e confiante", confessou.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.