Paulo Bento diz que será preciso “sofrer” frente à Alemanha

Paulo Bento diz que será preciso “sofrer” frente à Alemanha
| Mundial 2014
Porto Canal

O selecionador português de futebol, Paulo Bento, admitiu hoje que será necessário "sofrer e ser solidário" frente à Alemanha, advertindo que não é por ter o melhor jogador do Mundo que Portugal está obrigado a vencer o Mundial2014.

"É normal que num jogo com uma equipa com a qualidade da Alemanha passemos por momentos em que é preciso sofrer e ser solidário. Teremos de ter, ao longo dos 90 minutos, capacidade para gerir o jogo em função do adversário, do clima e é importante não perder o controlo emocional", defendeu Paulo Bento, em conferência no estádio Arena Fonte Nova, em Salvador, palco da estreia na fase final, na segunda-feira.

O treinador considerou que o embate entre as duas seleções no Euro2012 é "um bom exemplo" do que pretende para o jogo da primeira jornada do Grupo G da fase final, não obstante os germânicos terem vencido (1-0), como aliás aconteceu também nos dois últimos confrontos em fases finais dos dois maiores torneios internacionais (Mundial2006 e Euro2008).

"É verdade que Portugal fez um bom jogo com Alemanha há dois anos e creio que o resultado não foi justo. Passaram dois anos e apesar de as equipas terem mantido uma certa estabilidade nas escolhas dos seus selecionadores será outro jogo", notou.

Paulo Bento disse que ainda não tomou uma decisão final relativamente ao “onze”, mas a "estabilidade" defendida anuncia poucas alterações em relação à equipa titular na estreia no Euro2012, ainda que a "estratégia" possa diferir.

O selecionador garantiu que a equipa nacional está "bem preparada" para defrontar a tricampeã mundial (1954, 1974 e 1990), lembrando que, apesar de a Alemanha contar com um dos mais fortes plantéis da competição e "estar no lote de favoritos à conquista do título", é Portugal que tem "o melhor jogador do Mundo".

"Seremos sempre melhores tendo um jogador como Cris [Cristiano Ronaldo], como o é o Real Madrid e o foi o Manchester United. Se em algum momento não puder competir, teremos de arranjar soluções e é para isso que existem os treinadores", sustentou.

Apesar de considerar que Portugal fica muito mais forte com o avançado em campo, Paulo Bento advertiu que "não tem obrigação" de ser campeão do Mundo apenas por isso, recordando que a equipa das quinas já teve os melhores jogadores do Mundo e nem sequer conseguia apurar-se para a fase final do Mundial.

Paulo Bento reconheceu que a seleção portuguesa apresenta um palmarés no Campeonato do Mundo muito inferior ao que tem no Europeu, mas salientou que "tem estado nas grandes competições de forma consecutiva e apresentando resultados positivos, tendo em conta dimensão do país".

"Esperamos e acreditamos que vamos fazer um bom Mundial. O primeiro objetivo é passar a fase de grupos e depois tentar competir da melhor forma", garanti o técnico, que agradeceu o "apoio do povo brasileiro", esperando continuar a contar com ele, pelo menos até ao momento de defrontar a seleção canarinha.

Portugal defronta a Alemanha na segunda-feira, no estádio Arena Fonte Nova, em Salvador, em jogo da primeira jornada do Grupo G da fase final do Mundial2014, que tem início marcado para as 13:00 horas (17:00 em Lisboa) e será dirigido pelo árbitro sérvio Milorad Mazic.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.