Covid-19: Confederação do Turismo preocupada com "impacto económico" das medidas

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 22 dez 2021 (Lusa) -- A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) está preocupada com o "impacto económico" das medidas anunciadas pelo Governo para conter a pandemia e exigiu mais apoios para compensar quebras na atividade, de acordo com um comunicado.

Na informação hoje divulgada, a CTP "perante a atual situação pandémica no país, percebe a necessidade de novas medidas de caráter sanitário anunciadas ontem [terça-feira] pelo Governo, mas não deixa de frisar os impactos das decisões anunciadas nas atividades ligadas ao Turismo, que mais uma vez é a atividade económica mais afetada por medidas que visam diminuir impactos da pandemia".

A Confederação dá ainda conta da "sua grande preocupação pelo facto de as medidas restritivas anunciadas ontem [terça-feira] pelo Governo não serem acompanhadas por soluções de apoio às empresas, que amenizem os impactos negativos na sua atividade".

Citado na mesma nota, o presidente da CTP, Francisco Calheiros, disse que a entidade que lidera "não se pronuncia sobre medidas sanitárias de combate à pandemia", mas mostrou a sua "preocupação pelo seu impacto económico nas empresas".

"Mais uma vez, são anunciadas decisões que afetam a atividade turística, sem que em paralelo se anunciem apoios que compensem as novas quebras que as empresas vão ter, isto numa altura em que estamos há quase um ano à espera dos apoios de capitalização às empresas, prometidos depois de anunciados os primeiros pacotes de medidas no âmbito da pandemia", criticou o presidente da CTP.

Segundo Francisco Calheiros, a situação "é uma bola de neve que está a crescer e as empresas do Turismo vão vendo cada vez menos a luz ao fundo do túnel", acrescentando que "o Governo tem de ser célere na disponibilização de apoios, para irmos a tempo de salvar empresas e empregos".

O Governo decidiu esta terça-feira reforçar algumas das medidas de contenção, determinando que passa a ser obrigatório um teste negativo à covid-19 no acesso a hotéis e estabelecimentos de alojamento a partir do dia 25 de dezembro.

A medida foi anunciada pelo primeiro-ministro, António Costa, no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros que aprovou medidas adicionais para conter a propagação de contágios por covid-19.

Neste contexto, passa a ser exigido um teste negativo obrigatório no acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local.

Em 25 de novembro, quando anunciou novas medidas para conter a propagação de infeções, o Governo decidiu que o acesso a estes estabelecimentos dependia - a partir de 01 de dezembro - da exibição de um certificado digital covid-19 - modalidade que inclui um teste de antigénio ou PCR negativo realizados nas 48 ou 72 horas anteriores, respetivamente, ou o esquema de vacinação completo.

A exibição de teste negativo passa também a ser obrigatória a partir daquela data nos eventos empresariais e ainda nas festas familiares como casamentos ou batizados.

Além disso, o acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano vai exigir a também realização de um teste negativo à covid-19 com esta obrigatoriedade a abranger os dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 01 de janeiro.

 

ALYN (LT) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.