Simdouro avança com investimentos de 2,23 milhões nos esgotos de Baião

| Norte
Porto Canal / Agências

Baião, 26 jun (Lusa) - A sociedade anónima de capitais públicos Simdouro, responsável pela gestão e concessão do sistema multimunicipal do Grande Porto, vai investir 2,23 milhões de euros em infraestruturas de saneamento no concelho de Baião.

De acordo com informação da autarquia local, o investimento vai contribuir para a preservação e valorização ambiental do rio Douro.

A intervenção contemplará a construção de 3,3 quilómetros de intercetor e a reabilitação das atuais estações de tratamento de Campelo e de Santa Marinha do Zêzere, beneficiando sete freguesias, num universo populacional de 10.000 pessoas.

Estão previstas "soluções tecnologicamente avançadas e sustentadas, permitindo contribuir para a preservação ambiental e melhoria significativa da água dos rios, tanto ao nível da preservação do ecossistema natural como das atividades económicas da região".

Atualmente, está em curso a execução do sistema intercetor de Frende, que encaminhará os efluentes recolhidos pelas redes de saneamento, servindo cerca de 900 habitantes.

Até ao momento, foram já investidos cerca de 500.000 euros, nomeadamente em equipamentos localizados em Frende, Mosteirô e de Santa Cruz do Douro.

A apresentação pública dos futuros investimentos está prevista para sábado, na sede da Junta de Freguesia de Loivos da Ribeira.

A SimDouro é uma empresa do grupo Águas de Portugal e tem como objetivo a recolha, tratamento e rejeição final das águas residuais urbanas provenientes de cerca de 520.000 habitantes dos municípios de Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Paredes, Vila Nova de Gaia e uma parte de Penafiel (bacia do rio Sousa).

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.