Sindicato acusa grupo hoteleiro de substituir trabalhadores em greve mas empresa nega

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 26 jun (Lusa) -- O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Hotelaria do Norte acusou o grupo Fénix de recorrer a trabalhadores adicionais para fazer face a eventuais lacunas criadas pela greve geral de quinta-feira, acusação que a empresa rejeita.

Na terça-feira, o sindicato emitiu um comunicado no qual referia que o grupo "já contratou trabalhadores extras para trabalharem no dia de greve, na área de restauração e bebidas do hotel Ipanema Park, no Porto, onde se prevê uma elevada adesão à greve geral", pelo que denunciou a situação à Autoridade para as Condições no Trabalho e convocou um piquete de greve para as portas do estabelecimento na quinta-feira.

A administração do grupo Fénix, em comunicado enviado à Lusa, disse assegurar "o cumprimento de todas as normas laborais em vigor" e respeitar, "tal como sempre respeitou, todos os direitos fundamentais dos seus colaboradores, nomeadamente o seu direito à greve", sublinhando que o recurso a pessoal suplementar ocorre em exclusivo em "períodos de férias e de ocupação alta, como é o caso".

Por seu lado, o sindicato referiu que, caso o grupo persista "na violação da lei da greve, será apresentada também uma queixa-crime contra a empresa e diretores que determinaram a contratação dos trabalhadores extras para o dia da greve".

O grupo Fénix salientou disponibilizar "os meios necessários para os colaboradores que vão estar de serviço no dia da greve" e estimou que a adesão no universo total dos hotéis deverá rondar os 6 ou 7%.

TDI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.