Funcionários da Câmara de Barcelos receberam subsídio de férias sem cortes

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 05 jun (Lusa) - Os funcionários do Município de Barcelos receberam hoje o subsídio de férias de 2014 de acordo com as tabelas atualizadas no âmbito do acórdão do Tribunal Constitucional que chumbou os cortes salariais na função pública, informou fonte camarária.

Em comunicado, a Câmara acrescenta que o executivo municipal tinha já decidido pagar o subsídio de férias neste dia, antes mesmo de ser conhecida a deliberação do Tribunal Constitucional.

"No pagamento deste subsídio, a Câmara Municipal cumpre o acórdão do tribunal, devolvendo aos trabalhadores do Município a verba a que têm direito, sem cortes, sendo que, de hora em diante, os vencimentos serão processados à luz da decisão do Tribunal Constitucional", acrescenta o comunicado.

O tribunal declarou inconstitucionais os cortes salariais na função pública, as reduções nas pensões de sobrevivência e a aplicação de uma contribuição sobre os subsídios de desemprego e doença.

No primeiro caso, a decisão do Tribunal Constitucional tem a ver com o facto dos cortes nos salários serem superiores aos de 2013, uma vez que seriam aplicadas, este ano, a remunerações a partir de 675 euros mensais.

Recorde-se que, quando foi anunciada a suspensão dos subsídios de férias e de Natal aos funcionários públicos, a Câmara de Barcelos imediatamente manifestou vontade de ressarcir os seus trabalhadores em montante igual aos cortes.

No entanto, a Câmara foi legalmente impedida de dar essa compensação aos seus funcionários.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.