Câmara de Viana paga ordenados e subsídios de Junho sem cortes

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 09 jun (Lusa) - A Câmara de Viana do Castelo vai pagar este mês, sem cortes, os ordenados e subsídios aos mais de mil funcionários do município, de acordo com o acórdão do Tribunal Constitucional anunciou, hoje, à Lusa fonte autárquica.

"A Câmara Municipal e os Serviços Municipalizados Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) vão pagar os salários e subsídios de férias, sem cortes, já em junho, de acordo com o acórdão do Tribunal Constitucional", afirmou à Lusa a mesma fonte.

O tribunal declarou inconstitucionais os cortes salariais na função pública, as reduções nas pensões de sobrevivência e a aplicação de uma contribuição sobre os subsídios de desemprego e doença.

No primeiro caso, a decisão do Tribunal Constitucional tem a ver com o facto dos cortes nos salários serem superiores aos de 2013, uma vez que seriam aplicadas, este ano, a remunerações a partir de 675 euros mensais.

ABYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.