Aluno da Universidade de Vila Real quer melhorar desempenho da rede elétrica

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 25 jun (Lusa) -- O aluno de doutoramento da Universidade de Vila Real Amaro Antunes está a investigar soluções para melhorar o desempenho da rede elétrica, integrando as necessidades de consumo com a rentabilização máxima das fontes de energia, incluindo as renováveis.

Amaro Antunes propõe-se desenvolver um projeto-piloto de redes inteligentes, as chamadas Smart Grids, para melhorar o desempenho das redes elétricas.

A inclusão de tecnologias de informação na rede elétrica cria novas capacidades com impactos a nível do ambiente, economia e na tecnologia.

O investigador quer fazer a integração de todas as fontes de energia, incluindo as renováveis, com os meios de armazenamento, como o carro elétrico. Para o efeito, vai estudar uma metodologia que permita desenvolver "conversores elétricos que façam a interface entre as fontes de energia e os meios de armazenamento com a rede".

Pretende-se a otimização da eficiência energética das redes, o que exige um controlo inteligente dos fluxos de energia.

O objetivo é precisamente "a otimização dos desempenhos a nível local e global, integrando eficazmente as necessidades de consumo com a rentabilização máxima das fontes de energia, incluindo as renováveis, assegurando uma redução de custos, otimização de produtos e abertura de novas áreas de negócio".

"E, ao mesmo tempo, tentar manter a qualidade de energia em níveis elevados o que, neste momento, é bastante difícil porque as energias renováveis são intermitentes, não estão sempre a produzir com a mesma intensidade", afirmou à agência Lusa.

Amaro Antunes explicou que investigação pretende "mitigar os problemas" sentidos atualmente com as energias renováveis, quer a solar ou a fotovoltaica, que introduzem na rede muitas perturbações elétricas. O que, segundo acrescentou, tem custos a nível da qualidade de energia o que, depois, se reflete também a nível económico.

"Se todo este processo for melhorado, claro que vai ter benefícios económicos bastante elevados também", salientou.

Esta investigação irá decorrer ao longo de pelo menos quatro anos.

O investigador referiu ainda que este trabalho pressupõe mais parcerias, como por exemplo o detentor da rede elétrica, que poderá ser a EDP.

Esta investigação faz parte do seu trabalho de doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e conta com o apoio da Siemens, empresa onde trabalha.

É ainda um projeto cofinanciado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.