Onze localidades do país com risco muito alto de exposiação ultravioleta

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 mai (Lusa) -- Onze localidades do país apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines e Viseu apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação UV.

O IPMA colocou ainda sob risco alto Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Funchal, Leiria, Porto, Porto Santo, Sagres, Santa Cruz, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

Por isso, o IPMA aconselha a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e ainda a evitar a exposição das crianças ao sol.

Braga, Viana do Castelo e Vila Real apresentam para hoje risco moderado de exposição.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente muito nublado a partir da tarde, com ocorrência de períodos de chuva fraca. O vento em geral soprará fraco.

Faro será a cidade mais quente ao chegar aos 24 graus Celsius de máxima, enquanto são esperados 22 para Évora, Beja e Castelo Branco e no Funchal, 20 em Coimbra e Bragança, 19 para Lisboa, Leiria e Portalegre, Viana do Castelo, Braga, Viseu e Vila Real com 18, e 17 para o Porto.

Nos Açores, são esperados 21 graus de máxima em Angra do Heroísmo, Santa Cruz e Ponta Delgada.

RCP// JPS

Lusa/fim

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.