Banco de Recursos em Vila Pouca de Aguiar ajuda quem mais precisa

| País
Porto Canal / Agências

Vila Pouca de Aguiar, 26 mai (Lusa) -- A Câmara de Vila Pouca de Aguiar anunciou hoje a criação de um Banco de Recursos, que visa ajudar as famílias mais carenciadas do concelho com a doação de móveis, eletrodomésticos, roupa ou alimentos.

"Há muitas famílias a necessitar de ajuda e por isso, aqui, trata-se de fazer uma permeabilidade entre a própria comunidade, dar aos que mais precisam aquilo que outros já não precisam e podem dispensar", afirmou o presidente do município, Alberto Machado.

O Banco de Recursos surge da necessidade de oferecer ajuda à população mais vulnerável, bem como às instituições de solidariedade social do concelho de Vila Pouca de Aguiar para que continuem a promover a assistência eficaz aos seus utentes.

A implementação deste banco tem ainda "como objetivo combater a pobreza e a exclusão social através de apoios que assegurem a satisfação das necessidades das famílias e das instituições, estimulando a sua participação e privilegiando o trabalho dos voluntários em colaboração com os parceiros locais".

Aqui serão entregues bens doados pela comunidade, desde móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos, que depois serão distribuídos com vista à redução de algumas necessidades.

Este banco funcionará com o apoio de todas as juntas do concelho e, será ainda responsável, pela realização de algumas campanhas de angariação de bens.

"Esta é mais uma estratégia a somar a tantas outras que temos em curso com vista a aumentarmos a solidariedade, as quais, num ciclo económico negativo, são tão importantes", frisou Alberto Machado.

Nesse sentido, o autarca destacou ainda a repetição, neste verão, do programa de campo de férias que, para além de ocupar os tempos livres das crianças, visa ainda ajudar as famílias com menos recursos, já que as cantinas escolares se vão manter abertas.

"Vamos garantir aos agregados familiares mais desfavorecidos que as crianças e jovens terão uma refeição equilibrada todos os dias durante as férias escolares, período suficientemente longo para ser encarado de uma forma excecional", salientou o autarca.

Para concretizar este projeto, a autarquia vai manter em funcionamento a rede de transportes municipal e manterá abertas duas cantinas, em Pedras Salgadas e Vila Pouca de Aguiar.

Esta medida serve de apoio ao campo de férias e o programa de ocupação temporária, que a Câmara de Vila Pouca de Aguiar implementa pela segunda vez.

Neste período, os jovens entre os 16 e 25 anos poderão participar em programas úteis à comunidade, como a vigilância da floresta, manutenção de áreas de lazer, acompanhamento de idosos, limpeza de espaços públicos.

Os jovens vão receber ajudas de custo diárias para realizar estas atividades sociais.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.