Concelho de Monchique com risco muito elevado de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 mai (Lusa) -- O concelho de Monchique apresenta hoje risco muito elevado de incêndio, enquanto outros oito do distrito de Faro estão com risco elevado, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou hoje sob risco muito elevado de incêndio o concelho de Monchique (Faro), apresentando 14 concelhos de norte a sul de Portugal continental risco elevado de incêndio, designadamente Odemira, Santiago do Cacém, Barrancos, Vila de Rei, Satão e Gondomar.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil registou no domingo 16 incêndios, os quais foram combatidos por 130 operacionais com o apoio de 42 veículos.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente a nebulosidade durante a tarde, em especial nas regiões Norte e Centro.

Está previsto também vento fraco a moderado de noroeste, soprando temporariamente moderado a forte no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas do Centro e Sul, prevendo-se igualmente uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Em Lisboa, Sines, Coimbra e Braga está prevista uma temperatura máxima de 19 graus Celsius, 25 para Faro, 23 para Beja, Évora e Castelo Branco 22, Porto e Viana do Castelo 17, Angra do Heroísmo e Santa Cruz, nos Açores, e Funchal, na Madeira, 21.

RCP// JPS

Lusa/fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.