Detectado crude numa extensão de 10 quilómetros na costa de Grândola

Detectado crude numa extensão de 10 quilómetros na costa de Grândola
| País
Porto Canal

A Brigada do Mar, um grupo de voluntários que está a limpar a costa de Grândola, revelou hoje ter encontrado crude numa extensão de 10 quilómetros, entre as praias da Aberta Nova e do Pinheirinho.

"É uma linha de crude, numa extensão ainda considerável. São cerca de 10 quilómetros", entre as praias da Aberta Nova e do Pinheirinho, descreveu à agência Lusa um dos responsáveis da Brigada do Mar, Simão Acciaioli.

Segundo o voluntário, o foco de poluição foi detetado na quinta-feira de manhã, na zona de Pinheiro da Cruz, tendo-se tornado "mais visível" ao fim do dia, e hoje já se pode observar mais uma linha, paralela, embora "mais fina".

O aparecimento de crude na costa levou o grupo a reformular a ação de limpeza que tem em curso nos 45 quilómetros de praias do concelho de Grândola desde o dia 10 deste mês e que se prolonga até domingo.

Os voluntários decidiram suspender a recolha de lixo do areal, prevendo regressar em setembro para limpar os 10 quilómetros, entre a Comporta e Tróia, por onde ainda não tinham passado, e dedicar-se a tempo inteiro à remoção do crude, explicou Simão Acciaioli.

Hoje, segundo o voluntário, está no terreno uma equipa de cerca de 30 pessoas e, durante o fim de semana, estão confirmados grupos com perto de 50 pessoas, tanto no sábado como no domingo, que "irão, literalmente, varrer o crude da areia".

A Polícia Marítima confirmou à Lusa a existência de "vestígios de poluição nas praias", deslocando-se hoje para o local.

Por seu lado, o presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes, responsável pela Proteção Civil municipal, afirmou que a situação "não é preocupante", embora tenha "de se fazer a limpeza", na qual a autarquia está a colaborar.

Remetendo explicações para as investigações das autoridades competentes, o autarca adiantou, no entanto, que "o mais provável" é ter-se tratado da limpeza de um petroleiro ao largo da costa.

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.