Gala homegeia no sábado bombeiros mortos no combate a fogos do ano passado

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 mai (Lusa) - Os oito bombeiros mortos no combate aos incêndios no verão de 2013 vão ser lembrados, no sábado, em Lisboa, na XI Gala de Homenagem aos Bombeiros Portugueses, a realizar no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Promovida pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), a iniciativa pretende reconhecer "o trabalho de todos aqueles que, sob anonimato, zelam pela segurança e pelo bem-estar de todos os cidadãos", refere a organização.

Durante a gala vai ser entregue o Prémio Prestígio ao presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Guimarães, Luís Novais de Oliveira.

Será entregue também o Prémio Prestígio a título póstumo aos familiares dos oito bombeiros mortos no ano passado durante o combate aos incêndios.

Os fogos verificados no verão do ano passado causaram a morte a oito bombeiros durante ou na sequência de combates a incêndios na Serra do Caramulo, em Miranda do Douro e na Covilhã.

Os bombeiros mortos no combate a incêndios florestais ultrapassaram no ano passado a média anual de três mortes verificada desde 1980.

O ano de 2013 registou mais de 120 mil hectares de área ardida, nove mortos (oito bombeiros e um civil) e 73 detidos pela Polícia judiciária.

RCS // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.