PS apresenta queixa à CNE por inaugurações do Governo durante campanha

PS apresenta queixa à CNE por inaugurações do Governo durante campanha
| Política
Porto Canal

O PS vai apresentar hoje uma queixa na Comissão Nacional de Eleições devido ao número de inaugurações e projetos apresentados pelo Governo durante a campanha das eleições europeias, disse à Lusa o dirigente socialista António Galamba.

De acordo com António Galamba, membro do secretariado nacional do PS, o Governo tem violado o dever de neutralidade e imparcialidade durante as campanhas eleitorais, sendo que a queixa à CNE visa dar “uma lição para o futuro”.

“Desde que foram marcadas as eleições europeias, a 21 de março, o Governo já fez 25 inaugurações, assinou 20 protocolos para obras e lançou oito projetos”, acusou o dirigente socialista em declarações à agência Lusa.

Segundo referiu, hoje mesmo, último dia de campanha antes das eleições de domingo, “um membro do Governo – o secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social – vai fazer três inaugurações”.

Uma situação que, em conjunto com cerca de 50 outros casos compilados pelo PS durante o período de campanha eleitoral, “é suscetível de violar os deveres de neutralidade e imparcialidade que o Governo, como qualquer outro órgão de Estado, tem de cumprir”, defendeu.

Para António Galamba, este cenário mostra “uma marca clara deste Governo: quando deve governar, faz propaganda e quando é tempo dos partidos fazerem propaganda e fazerem campanha eleitoral, tenta ensaiar aqui uma espécie de governação”.

Embora admita que a queixa à CNE já não terá efeitos práticos, já que a campanha eleitoral termina hoje, o dirigente socialista explicou que a intenção “é simbólica” e que visa lembrar o executivo que “Portugal é um Estado de Direito democrático e, portanto, o Governo tem responsabilidades acrescidas não só de cumprir a Constituição mas de cumprir a legislação em vigor”.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.