Receita fiscal aumenta 5% até Abril

| Economia
Porto Canal

O Estado acumulou 11.026,8 milhões de euros em receita fiscal até abril, o que representa um aumento de 5% face ao período homólogo, segundo a síntese de execução orçamental divulgada hoje pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

De acordo com o documento, esta evolução “corresponde a uma aceleração da receita quer dos impostos diretos, quer dos impostos indiretos”.

Até abril, a receita líquida acumulada dos impostos diretos cresceu 8,4%, com o Imposto sobre o Rendimento das pessoas Singulares (IRS) a apresentar um aumento de 9,9% face ao período homólogo, justificado pela DGO com a “melhoria das condições do mercado de trabalho e o crescente impacto positivo decorrente das novas medidas de combate à fraude e à evasão fiscal”.

Já o Imposto sobre o Rendimento das pessoas Coletivas (IRC) diminuiu 2,6% face a abril de 2013.

Nos impostos indiretos, a receita líquida acumulada em sede de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) cresceu 2,4% face ao período homólogo.

Em abril, os reembolsos relativos à receita fiscal diminuíram 4,3%. Nos impostos diretos, os reembolsos caíram 57,3% no IRS e 27,1% no IRC; nos indiretos o reembolso com o IVA aumentou 3,2% face a igual período de 2013.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.