Info

Bióloga portuguesa ganha prémio europeu de conservação da natureza

| País
Fonte: Agência Lusa

Aveiro, 23 mai (Lusa) - A bióloga da Universidade de Aveiro (UA) Milene Matos conquistou hoje o prémio europeu de conservação da Natureza, atribuído pela Federação Europarc, em cooperação com a Fundação Alfred Toepfer.

Intitulado "Alfred Toepfer Natural Heritage Scholarships", o prémio tem por objetivo galardoar jovens conservacionistas com provas dadas na área da conservação da natureza, em particular nas áreas protegidas da Europa.

Segundo a Universidade de Aveiro, é a primeira vez que o prémio é atribuído a um conservacionista português pela Europarc, uma das mais importantes instituições europeias no que toca à gestão e conservação da natureza e que representa 365 membros entre departamentos governamentais, Organizações Não Governamentais e áreas protegidas de toda a Europa.

"Receber este prémio significa o reconhecimento pelo duro trabalho na área da conservação e um voto de esperança", congratulou-se Milene Matos, investigadora de pós-doutoramento no Departamento de Biologia (DBio) da UA, após saber o resultado.

Milene Matos tem trabalhado em diversas áreas protegidas portuguesas, com especial incidência na Mata do Buçaco e região Centro, onde a conservação da biodiversidade foi o principal enfoque do seu doutoramento.

Conta também com um vasto currículo na área da comunicação de ciência e educação ambiental, tendo já apresentado trabalhos em mais de 50 encontros científicos nacionais e internacionais e publicado diversos livros e artigos de divulgação de ciência.

"O galardão premeia o trabalho de todos os portugueses que diariamente lutam por um mundo melhor, uma árvore de cada vez, e mostra que podemos ousar sonhar e conquistar, que temos qualidade. Estou muito orgulhosa por poder representar o trabalho do meu país numa área tão delicada e difícil, a da conservação da natureza", disse a jovem bióloga.

O prémio financia trabalhos de investigação em áreas protegidas europeias, em países que não o de residência do candidato. Neste caso, Milene Matos irá trabalhar em Espanha, no Parque Regional del Sureste, num tema que concilia a conservação com a ética, no contexto particular do controlo de espécies exóticas invasoras.

O prémio será entregue a 01 de outubro, em Killarney (Irlanda) durante a conferência anual Europarc.

MSO // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Luanda Leaks: Arresto de contas em Portugal está a impedir pagamento de salários

A empresária angolana Isabel dos Santos afirmou hoje que o arresto de contas bancárias pessoais e das empresas que tem em Portugal está a impedir o pagamento de salários, a fornecedores e impostos, alertando para as consequências.

APAV ajudou mais de mil crianças vítimas de violência sexual em quatro anos

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) fez acompanhamento especializado a 1.167 crianças e jovens vítimas de violência sexual entre 2016 e 2019 em 180 concelhos, no âmbito do projeto CARE.

Centro de investigação na ria de Aveiro acolhe animais marinhos feridos

Na ria de Aveiro há um centro de investigação acolhe animais marinhos feridos. Entre eles está agora em recuperação uma foca que deu à costa em Ovar.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.