Sindicato denuncia infiltrações "sucessivas" de água no SEF da Guarda

| País
Porto Canal / Agências

Guarda, 22 mai (Lusa) - O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF-SEF) denunciou hoje as "sucessivas infiltrações de água" nas instalações da Delegação Regional da Guarda do SEF.

O presidente do sindicato, Acácio Pereira, disse à agência Lusa que as infiltrações são "recorrentes" e a última ocorreu na madrugada de hoje.

"Hoje de manhã, na abertura do serviço, verifiquei que um dos gabinetes estava inundado pela água da chuva que entrou nas instalações durante a noite. Estavam baldes no chão para apanhar a água e alguns processos encontravam-se danificados", relatou.

A situação "é recorrente" e está a preocupar a direção do SCIF-SEF, que promete levar o assunto ao diretor nacional do SEF.

Acácio Pereira indicou que cada vez que chove, os funcionários da Delegação da Guarda do SEF "já quase que apostam em qual vai ser o gabinete que vai ficar inundado".

"É lamentável que o Estado pague uma renda pela utilização das instalações e o serviço não corresponda efetivamente aquilo que é pago", disse o dirigente sindical.

O responsável lamenta "que instalações recentemente adaptadas para o efeito" estejam nas condições descritas, temendo que as infiltrações de água possam danificar os equipamentos informáticos que se encontram no edifício.

"Não se compreende como uma cidade como a Guarda, onde, como é sabido, há vários edifícios do Estado, o SEF esteja num sítio destes e a pagar renda", denuncia o presidente do SCIF-SEF.

A agência Lusa contactou o responsável pela Delegação do SEF na Guarda, que adiantou que o problema denunciado hoje pelo sindicato "foi comunicado ao senhorio" para o resolver e também "vai ser comunicado superiormente".

As instalações da Delegação Regional da Guarda do SEF, localizadas na rua Paiva Couceiro, no mesmo espaço onde outrora funcionou a Repartição de Finanças, foram inauguradas no dia 09 de julho de 2008, pelo então ministro da Administração Interna, Rui Pereira.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".