Sindicato denuncia infiltrações "sucessivas" de água no SEF da Guarda

| País
Porto Canal / Agências

Guarda, 22 mai (Lusa) - O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF-SEF) denunciou hoje as "sucessivas infiltrações de água" nas instalações da Delegação Regional da Guarda do SEF.

O presidente do sindicato, Acácio Pereira, disse à agência Lusa que as infiltrações são "recorrentes" e a última ocorreu na madrugada de hoje.

"Hoje de manhã, na abertura do serviço, verifiquei que um dos gabinetes estava inundado pela água da chuva que entrou nas instalações durante a noite. Estavam baldes no chão para apanhar a água e alguns processos encontravam-se danificados", relatou.

A situação "é recorrente" e está a preocupar a direção do SCIF-SEF, que promete levar o assunto ao diretor nacional do SEF.

Acácio Pereira indicou que cada vez que chove, os funcionários da Delegação da Guarda do SEF "já quase que apostam em qual vai ser o gabinete que vai ficar inundado".

"É lamentável que o Estado pague uma renda pela utilização das instalações e o serviço não corresponda efetivamente aquilo que é pago", disse o dirigente sindical.

O responsável lamenta "que instalações recentemente adaptadas para o efeito" estejam nas condições descritas, temendo que as infiltrações de água possam danificar os equipamentos informáticos que se encontram no edifício.

"Não se compreende como uma cidade como a Guarda, onde, como é sabido, há vários edifícios do Estado, o SEF esteja num sítio destes e a pagar renda", denuncia o presidente do SCIF-SEF.

A agência Lusa contactou o responsável pela Delegação do SEF na Guarda, que adiantou que o problema denunciado hoje pelo sindicato "foi comunicado ao senhorio" para o resolver e também "vai ser comunicado superiormente".

As instalações da Delegação Regional da Guarda do SEF, localizadas na rua Paiva Couceiro, no mesmo espaço onde outrora funcionou a Repartição de Finanças, foram inauguradas no dia 09 de julho de 2008, pelo então ministro da Administração Interna, Rui Pereira.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.