Ex-presidente português Jorge Sampaio lança Plataforma para estudantes sírios

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jun (Lusa) -- O ex-presidente da República Jorge Sampaio apresentou hoje aos milhares de rotários reunidos em Lisboa a sua iniciativa Plataforma Global para os Estudantes Sírios, que visa evitar a perda de uma geração de licenciados no país.

Sampaio, que até este ano foi o alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações, falava no segundo dia da 104.ª Convenção do Rotary Internacional, a decorrer em Lisboa até quarta-feira.

No seu discurso, o ex-presidente da República apelou aos participantes presentes que contribuam para um projeto que está a lançar, juntamente com parceiros como a Liga Árabe, o Alto Comissariado para os Refugiados e o Instituto norte-americano para a Educação Internacional.

Intitulada Plataforma Global para os Estudantes Sírios, a iniciativa resulta da ideia de Sampaio de minorar o "impacto tremendo" da guerra civil síria no ensino universitário do país.

Recordando que o clima geral de insegurança levou milhares de estudantes e académicos a refugiarem-se nos países vizinhos, Sampaio alertou que a Síria enfrenta hoje a perda de uma geração de licenciados e considerou urgente a necessidade de "responder a esta emergência académica".

"As emergências nunca toleram atrasos", sublinhou o ex-presidente perante os milhares de rotários reunidos no Pavilhão Atlântico.

A ideia da Plataforma agora apresentada por Sampaio é acolher os estudantes sírios nas universidades dos países onde estão refugiados ou em outros países do mundo, pelo que o apoio dos cidadãos a quem o ex-presidente se dirigiu pode passar por acolhê-los em casa ou por donativos que permitam pagar os seus estudos.

No entanto, sublinhou, o objetivo "não é só dar-lhes dinheiro para estudarem e já está". A iniciativa passa por prepará-los para serem "cidadãos ativos e forças condutoras da reconstrução de uma cidade inclusiva baseada na confiança, no diálogo e no pluralismo".

Para isso, todos os participantes do programa terão um curso de formação em diálogo, pluralismo, gestão e resolução de conflitos, mas também prevenção de conflitos e reconciliação, explicou.

Em declarações aos jornalistas no final do discurso, Sampaio explicou que a iniciativa, que tem já o apoio de vários países e universidades, incluindo as portuguesas, será publicamente apresentado em breve.

FPA // MLL

Lusa/fim

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.