Marisa Matias responde a Rangel: "Direita não é vacina mas sim "vírus do despesismo"

Marisa Matias responde a Rangel: "Direita não é vacina mas sim "vírus do despesismo"
| Política
Porto Canal

A cabeça de lista do BE às europeias, Marisa Matias, respondeu segunda-feira à noite ao opositor da Aliança Portugal, Paulo Rangel, considerando que a direita não é a vacina mas sim o vírus do despesismo.

Num comício em Aveiro, Marisa Matias afirmou que há reações que merecem uma reposta, falando da declaração de Paulo Rangel, que se referiu à coligação da direita como "a vacina contra o despesismo".

"Despesismo é deitar para o lixo 18 mil milhões que eram nossos. (...) A direita não é vacina, a direita é mesmo o vírus do despesismo, do empobrecimento. Não é vacina, é vírus", respondeu.

Pedindo à direita que repita de novo esta ideia, a cabeça de lista bloquista foi mais longe: "vacina contra o despesismo da coligação dos submarinos que não tem vergonha e põe à frente da comissão de inquérito o ex-líder parlamentar de Paulo Portas".

A cura do Bloco há muito que é conhecida e passa pelo "contrário da austeridade", pela reestruturação da dívida e rejeição do tratado orçamental.

Num discurso onde começou por evocar a celebração da independência de Timor-Leste e se regozijou com a vitória do Syriza nas eleições na Grécia, Marisa Matias condenou a "gigantesca campanha contra tudo o que é público", cujo fim "é transformar o Estado num estado assistencialista" para que um "pequeno punhado de amigos do Governo" possa receber as rendas.

Ao púlpito do Teatro Aveirense subiu também o líder da bancada parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, que considera que o partido, ao contrário do que o cabeça de lista do PS disse, tem "motivo para apontar o dedo" aos socialistas.

"Se eles assinaram o tratado orçamental, também votaram muitas vezes ao lado da direita. Aliás, se um eurodeputado do PS no último mandato, se levantasse de manhã, fosse ao espelho e perguntasse: ?Espelho meu, espelho meu, há alguém que vote como eu?', a resposta que lhe daria é que há. É a direita da Europa e de Portugal", disse.

Pedro Filipe Soares falou ainda de uma "raspadinha europeia" onde se for escolhida a raspadinha do PS ou a raspadinha do PSD ou CDS, "não sai prémio, sai tratado orçamental".

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.