Inspecção do Trabalho detectou dezenas de irregularidades em 111 empresas de limpeza

Inspecção do Trabalho detectou dezenas de irregularidades em 111 empresas de limpeza
| País
Porto Canal

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) inspecionou 111 empresas de limpeza, onde detetou dezenas de irregularidade relativas aos contratos de trabalho, aos tempos de trabalho, à remuneração e à saúde, foi hoje divulgado.

De acordo com um comunicado da ACT, a ação foi concretizada entre 5 e 9 deste mês por 67 inspetores do trabalho, que visitaram 148 locais de trabalho de 111 empresas prestadoras de serviços de limpeza, abrangendo 783 trabalhadores.

A operação permitiu detetar 2 trabalhadores não declarados, 5 situações irregulares relativamente à fundamentação, duração e sucessão dos contratos de trabalho a termo, 53 relativas aos limites máximos dos períodos normais de trabalho diários e semanais, 10 relativas ao pagamento da retribuição legal, 3 relativas à transferência da responsabilidade por acidentes de trabalho e 60 relativas aos exames de saúde.

Em consequência destas irregularidades os inspetores do trabalho adotaram 43 advertências e levantaram 57 autos de notícia, com objetivo de regularização de todas as situações ou eventual procedimento contraordenacional.

A ação inspetiva nacional enquadrou-se no "objetivo estratégico da ACT de prevenir e combater a violação dos direitos dos trabalhadores, bem como de promover uma sã concorrência empresarial".

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".