Empresa tecnológica constrói sede com dois mil pneus em Póvoa de Lanhoso

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Lanhoso, 13 mai (Lusa) - Dois milhares de pneus usados vão ser utilizados na construção da sede da tecnológica Plako, em Póvoa de Lanhoso, um edifício que se pretende com "impacto zero" para o meio ambiente, foi hoje anunciado.

O diretor executivo da empresa, Moisés Campos, disse à Lusa que o investimento ascenderá a 230 mil euros e irá permitir o aumento do número de postos de trabalho.

"Temos oito trabalhadores neste momento, mas pensamos chegar aos 25, dentro de três ou quatro anos", referiu.

Denominado "Utopia", o edifício será construído com recurso à reutilização de pneus usados, recorrendo a uma técnica de construção desenvolvida pelo eco arquiteto americano Michael Reynolds.

Uma opção que, como sublinhou Moisés Campos, se traduzirá numa redução de 70% das emissões de carbono e em níveis de eficiência energética superiores aos materiais de construção tradicionais.

Será suspenso em pilares, para reduzir a impermeabilização dos solos, e estará rodeado por uma mancha de árvores de espécies autóctones de folha caduca, localizadas de forma a permitir a passagem do sol para aquecimento no inverno e a sombra nos meses quentes.

Haverá ainda uma horta e um pomar capazes de satisfazer "grande parte" das necessidades da cantina, com recurso a técnicas de agricultura biológica.

O projeto prevê ainda a reutilização das águas pluviais, aquecimento de águas a partir da energia solar, microgeração, reciclagem e domótica.

"Sempre tivemos uma forte preocupação com o meio ambiente", garantiu Moisés Campos, que apontou, como exemplo, o facto de cada trabalhador ter na empresa a sua garrafa de vidro para a água, devidamente pintada pelas crianças de uma escola.

"Evita-se, assim, a utilização de garrafas de plástico", referiu.

A nova sede, cujo "primeiro pneu" foi lançado na sexta-feira, com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, estará pronta em 2015.

Atualmente, a Plako está instalada na antiga escola primária de Ferreiros, também em Póvoa de Lanhoso, que foi transformada em incubadora de empresas.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

Trabalhadores de fábrica em Viana do Castelo em greve

Os trabalhadores da empresa DS Smith, em greve desde sábado, acusaram esta segunda-feira a administração de, com a ajuda da GNR, deixar entrar na fábrica de Viana do Castelo trabalhadores externos sem estarem garantidas condições de segurança.