Escola faz "Música para todos os sentidos" na Régua

| Norte
Porto Canal / Agências

Peso da Régua, 08 mai (Lusa) -- Uma escola de Peso da Régua está a desenvolver o projeto "Música para todos os sentidos", que junta alunos surdos e um cego para revelar diferentes formas de experimentar e de sentir o ritmo e as melodias.

O projeto junta, em palco, os alunos do Agrupamento de Escola João de Araújo Correia que frequentam o Clube de Música e ainda outros estudantes com surdez e um cego, que é convidado nesta iniciativa.

A música nasce nas mãos de Ana Filipa Alves, 14 anos e residente em Mesão frio, e revela-se em todo o seu corpo. Esta aluna canta no coro, toca pandeireta e "cowbell" (sino de vaca) e afirmou que gosta de participar na iniciativa que está a ser dinamizada na escola.

Joana Silva é a intérprete de língua gestual que trabalha no agrupamento e faz a ponte, na sala de aula, entre os alunos e os professores e, neste caso, os jornalistas também.

É ela que está a ajudar no desenvolvimento deste projeto que junta oito alunos com surdez. E é através de Joana que Filipa revelou que sente a música, embora de uma forma diferente dos outros, os que conseguem ouvir.

"Claro que a música tem muita coisa que não é fácil de expressar. Mas a língua gestual em si é uma língua muito expressiva, tem a sua parte teatral, que é possível, através do movimento e da expressão corporal ser transmitido aos alunos surdos", afirmou Joana Silva.

Os alunos surdos sentem o ritmo e as vibrações com todo o seu corpo, transmitindo através da língua gestual a musicalidade, expressividade, teatralidade da voz e da música.

As mãos de Filipe Pinto, 21 anos e natural de Alijó, deslizam pelo piano com grande fluidez e sensibilidade.

Filipe é cego e é por isso, através do seu ouvido "super apurado", que tudo capta. Diz que já toca há muito tempo, depois de aos nove anos ter descoberto a paixão pela música.

Decidiu aprender e é de ouvido que o faz. "Tocam por exemplo uma peça musical para mim e depois, se gostar, ensinam-ma", frisou.

Gosta das melodias e do ritmo e do projeto que está a ser dinamizado na Régua." Isto é bom, porque convive-se mais, conhecem-se outras pessoas e outros instrumentos musicais. É como se estivesse a tocar numa banda a sério", salientou.

No total, o "Música para todos os sentidos" envolve 34 alunos do Agrupamento João de Araújo Correia. Às vozes junta-se o som de vários instrumentos, desde o piano, a flauta, sinos, pandeireta, bateria ou guitarra.

"O objetivo do projeto é mostrar que esta é uma escola inclusiva, onde todos têm direito a aprender da mesma maneira", afirmou o coordenador do projeto, Alberto Mendonça.

O responsável admite que é um pouco difícil ser professor de alunos com necessidades especiais, no entanto, salientou que, "independentemente dos sentidos, cada qual apura mais os seus sentidos para poder participar de igual forma, com o mesmo grau de exigência neste projeto".

"É difícil porque as crianças que são surdas sentem a pulsação à sua maneira e apuram efetivamente a visão, o sentido da visão. No caso do aluno cego, apura a audição", sublinhou.

A apresentação do projeto decorreu quarta-feira, com um recital que decorreu no Conservatório de Vila Real. Depois, até ao final do ano, estes alunos vão ainda participar na festa da escola, na Régua, e num espetáculo que decorrerá no Teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.