Custos de construção de habitação nova aumentam 0,7% em Março

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 8 mai (Lusa) - Os custos de construção de habitação nova aumentaram 0,7% em março, face ao mês anterior, enquanto os preços de manutenção e reparação da habitação caíram pelo quarto mês consecutivo, revelam dados do INE hoje divulgados.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) explica que a aceleração do índice agregado de custos de construção de habitação nova foi sobretudo devido à componente 'materiais' que passou de uma queda homóloga de 0,4% em fevereiro para um aumento de 0,2% em março.

O índice da componente 'mão-de-obra' apresentou em março um aumento homólogo de 1,2%, mais que o de 1,1% em fevereiro, e as taxas de variação homóloga dos índices relativos a apartamentos e moradias foi de 0,7% em março, aumentando ambas 0,3 p.p. face à taxa de março.

O índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, no continente, registou em março, e pelo quarto mês, uma queda homóloga de 0,8%, enquanto os índices das componentes produtos e serviços caíram 0,8% e 0,7%, respetivamente, contra variações negativas de 1,3% e de 0,7%.

Por região do Continente, os índices das regiões Lisboa e Algarve registaram subidas homólogas em março (0,4% e 1,4%, respetivamente, contra 0,2% e 0,5% no mês anterior), enquanto as restantes regiões tiveram variações negativas e inferiores às de fevereiro, com destaque para a queda de 2,7% do índice da região Norte.

VP // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.