AHRESP pede ponderação e prazos razoáveis nas inspeções tributárias

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 mai (Lusa) -- A associação da hotelaria e restauração AHRESP saudou hoje as recentes operações de inspeção do Fisco às faturas dos comerciantes retalhistas, mas pediu "ponderação" e prazos "razoáveis" para a substituição dos sistemas de faturação não certificados.

"As nossas empresas não podem ser penalizadas por terem adquirido um software certificado, e recomendado pelo Governo, investindo milhares de euros para o efeito, e posteriormente, o próprio Governo retirar essa certificação com caráter imediato", refere a associação em comunicado hoje divulgado.

As empresas que tinham instalado sistemas agora considerados não certificados foram penalizadas e incorrem em mais custos com a aquisição de outros sistemas de faturação, salienta a associação, alertando para a possibilidade de "amanhã" o sistema agora selecionado poder constar da lista de revogados.

"Pedimos, por isso, ponderação nos atos de revogação e procedimentos a eles associados, concedendo aos agentes económicos, no mínimo, um prazo razoável para substituição do sistema, em cumprimento com o princípio da lealdade, boa-fé e confiança que a Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais tem de ter, para com todos os seus administrados", apela a AHRESP.

A associação condena que, no segundo dia útil após a comunicação da revogação, tenha sido efetuada uma "operação nacional de larga escala" junto dos agentes económicos, "provocando o encerramento" de empresas e "pondo em causa a sobrevivência" da atividade económica desses empresários e de "milhares" de postos de trabalho, além do "desperdício" de toneladas de produtos.

Contudo, a AHRESP, no mesmo comunicado, saúda o combate à concorrência desleal e a luta por um sistema "mais justo e transparente para todos", e defende que a "chaga" da economia paralela não pode colocar em causa a subsistência das empresas que lutam diariamente pela sobrevivência, cumprindo com todas as obrigações.

"Enaltecemos também, a intenção do Ministério das Finanças de alargar as ações inspetivas "à paisana" ao arrendamento, sobretudo para fins turísticos", destaca ainda.

Na terça-feira, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) anunciou os resultados preliminares da operação "Fatura Suspensa", que teve lugar na semana passada: 170 inspetores fiscalizaram mais de 250 estabelecimentos comerciais do setor do comércio a retalho, dos quais resultaram a instauração de mais de 74 autos de notícia.

VP// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.