Festival de cinema na Catalunha põe obra de Regina Pessoa entre as melhores na animação

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 jan 2021 (Lusa) - O trabalho da realizadora portuguesa Regina Pessoa estará em destaque nos 25 anos do Animac - Festival Internacional de Cinema de Animação da Catalunha (Espanha), que decorrerá em fevereiro, em Lleida.

Em comunicado, o festival anunciou que, para assinalar a data, elaborou uma lista dos 50 melhores filmes e os 25 melhores realizadores de cinema de animação dos últimos 25 anos, contando com Regina Pessoa num lugar de destaque.

De acordo com a lista divulgada, elaborada por especialistas em cinema de animação, abrangendo 25 anos de produção de cinema de animação, Regina Pessoa surge em terceiro lugar entre realizadores de curtas-metragens, atrás do cineasta búlgaro Theodore Ushev e do japonês Koji Yamamura.

O Animac 2021 decorrerá de 25 de feverieiro a 07 de março, com uma programação a repartir-se entre eventos em sala, na cidade catalã de Lleida, e 'online', com sessões na plataforma Filmin e encontros com realizadores através do Youtube.

Estão anunciadas as presenças de Theodore Ushev e Regina Pessoa.

A lista dos 50 melhores filmes de animação dos últimos 25 anos, com alguns dos quais a serem exibidos pelo festival, é encabeçada por "A viagem de Chihiro" (2001), do realizador japonês Hayao Miyazaki, seguindo-se "Belleville Rendez-Vous" (2003), de Sylvain Comet, e "Mary and Max" (2009), de Adam Elliot.

Nascida em Coimbra, em 1969, Regina Pessoa é uma das mais premiadas realizadoras de sempre do cinema português de animação.

Contando apenas com curtas-metragens, Regina Pessoa é autora dos filmes "noite" (1999) "História Trágica Com Final Feliz" (2005), "Kali, o pequeno vampiro" (2012) - este dois somam mais de 80 distinções - e "Tio Tomás, a contabilidade dos dias" (2019).

Este último esteve entre os finalistas a uma nomeação para os Óscares, foi eleito a melhor curta-metragem nos prémios Annie, e distinguido em vários festivais, entre os quais o festival de cinema de Annecy, em França, com o prémio especial do júri, o Animamundi, no Brasil, e o festival Caminhos do Cinema Português, em Coimbra.

Em 2018, Regina Pessoa tornou-se membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que atribui anualmente os prémios Óscares.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.