Radiação nas florestas de Fukushima cai 50% nos últimos dois anos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 07 mai (Lusa) - A câmara da província de Fukushima, que sofreu em 2011 um dos piores acidentes nucleares da história, informou que a radiação nas florestas da região caiu 50% nos últimos dois anos.

Representantes oficiais da província tornaram públicos os dados da mais recente reunião com os representantes da indústria florestal local, informou a emissora pública NHK.

De acordo com os números apresentados, a radiação média durante o último ano fiscal, de abril de 2013 a março de 2014, foi de 0,44 microsievert por hora, ou seja, menos de metade em comparação com 0,91 microsievert registados entre abril de 2011 e março de 2012.

O governo de Fukushima também explicou que a quantidade média de material detetado nas folhas novas das árvores nessas florestas é aproximadamente uma quinta parte do volume que se registou na folhagem que começou a crescer um pouco antes do desastre nuclear.

A província estima que a radiação destas árvores será reduzida em 70% a partir do nível atual nos próximos 20 anos.

FAR // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.