Covid-19: Madeira inicia vacinação em cinco profissionais da linha da frente em simultâneo

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 31 dez 2020 (Lusa) - A Madeira iniciou hoje a vacinação contra a covid-19 com a administração da primeira dose, em simultâneo, a cinco profissionais da linha da frente do combate à pandemia.

Um médico, um enfermeiro, uma técnica de diagnóstico, uma assistente operacional e um tripulante de ambulância foram vacinados ao mesmo tempo.

"Conforme foi decidido pela comissão de vacinação regional, a primeira leva de vacinas será administrada fundamentalmente ao pessoal da saúde e da proteção civil que está na linha da frente e, depois, iremos também alargar este processo inicial de vacinação ao pessoal, utentes e encarregados dos lares", disse o presidente do Governo Regional da Madeira.

Miguel Albuquerque falava no Hospital Central do Funchal dr. Nélio Mendonça após a administração da primeira dose da vacina da BioNTech/Pfizer aos cinco profissionais.

"Amanhã iremos iniciar a vacinação no Porto Santo a cerca de 30 profissionais do centro de saúde que estão também na linha da frente", anunciou o chefe do executivo, de coligação PSD/CDS-PP, vincando que o segundo lote de vacinas - 14.625 doses - deverá chegar à região autónoma na primeira semana de fevereiro de 2021.

Miguel Albuquerque afirmou, por outro lado, que, apesar do aumento do número de infeções no decurso do mês de dezembro, a Madeira não regista ainda transmissão comunitária, mas apenas local.

"Temos um aumento do número de cadeias [de transmissão local] ativas - passou de 48 para 51 - e essas 51 cadeias corresponde a uma subida, mas era expectável dado o número de convívios familiares alargados e de outra natureza que aconteceram durante o mês do Natal", declarou.

De acordo com os dados mais recentes, o arquipélago da Madeira contabiliza 610 infeções ativas, num total de 1.687 casos confirmados desde 16 de março, sendo que 37 pessoas estão hospitalizadas, quatro delas nos cuidados intensivos. Há também a assinalar 13 óbitos associados à doença.

DC // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.