Trabalhadores da refinaria de Matosinhos pedem ajuda para reverter encerramento

Trabalhadores da refinaria de Matosinhos pedem ajuda para reverter encerramento
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os representantes sindicais e trabalhadores da refinaria da Galp de Matosinhos apelaram hoje ao executivo para ajudar a "reverter a decisão" de encerramento do complexo e afirmaram que permanecem "sem saber" qual será o seu futuro.

"O nosso propósito é reverter a decisão que a empresa anunciou e que, a todos os níveis, parece uma decisão totalmente errada", afirmou Rui Pedro Ferreira, dirigente do Sindicato da Indústria e Comércio Petrolífero (SICOP) e funcionário há 34 anos na Petrogal, na reunião da câmara de Matosinhos, apelando aos vereadores para "ajudarem os trabalhadores a reverterem a decisão" da Galp de encerrar a refinaria de Matosinhos.

Também presente na reunião, Telmo Silva, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energias e Atividades do Ambiente (Site-Norte) e trabalhador na refinaria afirmou ter sido "com enorme desilusão e choque" que viu o anúncio da intenção da administração da Galp de encerrar a refinaria de Matosinhos.

"A administração, através de uma comunicação pela calada da noite à CMVM, informou que iria descontinuar a refinaria sem qualquer comunicação prévia, nem aos trabalhadores, nem às estruturas representativas que são os mais interessados e os que vão sofrer as maiores consequências", disse Telmo Silva.

Segundo o responsável sindical, volvidos oito dias "os trabalhadores permanecem sem qualquer indicação sobre o seu futuro".

"Esta situação desfere um golpe muito grande na região e no país", afirmou, acrescentando que os sindicatos defendem a permanência do complexo e a manutenção dos postos de trabalho.

Em resposta a questões dos vereadores, José Santos, trabalhador na Petrogal disse que permanece "um secretismo" em torno da decisão da administração e que os trabalhadores "exigem que a Galp fale verdade e seja transparente".

"Sempre que se faz uma mudança, quem paga a fatura são os trabalhadores", afirmou, acrescentando que neste momento, todos os trabalhadores estão "sem saber o seu futuro".

Depois de ouvir os trabalhadores, a presidente da câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, lamentou o facto de a administração da Galp não ter incluído os trabalhadores na decisão de encerramento da refinaria e deixou a garantia de que os trabalhadores podem contar com a autarquia.

O vereador José Pedro Rodrigues da CDU lamentou a decisão da administração da Galp e afirmou que "impacto social da decisão é nefasto para a região e para o concelho de Matosinhos".

Também Bruno Pereira, vereador do PSD, mostrou-se "solidário" com os trabalhadores e salientou que a informação sobre o encerramento da refinaria continua, contudo, a ser "escassa".

O vereador António Parada, do movimento 'António Parada, Sim!', garantiu que o movimento "vai estar atento" e que tudo fará para "defender os interesses" dos trabalhadores.

Já a vereadora Ana Fernandes, do movimento 'Narciso Miranda', afirmou que este "foi um presente envenenado antes do Natal" e que se mantém a "situação de incerteza".

A administração da Galp será ainda ouvida na reunião camarária e prestará esclarecimentos aos vereadores.

Em 21 de dezembro, a Galp anunciou, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que "continuará a abastecer o mercado regional mantendo a operação das principais instalações de importação, armazenamento e expedição de produtos existentes em Matosinhos", e que está a "desenvolver soluções adequadas para a necessária redução da força laboral e a avaliar alternativas de utilização para o complexo".

A empresa afirmou que as "alterações estruturais dos padrões de consumo de produtos petrolíferos motivados pelo contexto regulatório e pelo contexto covid-19 originaram um impacto significativo nas atividades industriais de 'downstreaming' da Galp", e disse que "o aprovisionamento e a distribuição de combustíveis no país não serão impactados por esta decisão".

Esta reconfiguração "permitirá uma redução de mais de Euro90m por ano em custo fixos e investimentos e c.900kt das emissões de CO2 e (scope 1 e 2) associadas ao sistema atual", refere a nota.

Esta decisão já desencadeou várias reações com o Governo a considerar que a decisão da Galp "levanta preocupações" em relação ao destino dos trabalhadores, mas a lembrar que as medidas anunciadas se inserem num processo que visa a descarbonização do setor energético.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.