Fecho da refinaria de Matosinhos abala contas do porto de Leixões

Fecho da refinaria de Matosinhos abala contas do porto de Leixões
| Norte
Porto Canal com Lusa

A descontinuação da refinaria de Matosinhos vai fazer com que a Galp passe de primeira, a terceira operadora no porto de Leixões, levando o impacto da petrolífera nas contas da administração portuária a cair para metade.

"Estamos a falar de uma redução em cerca de 50% da preponderância financeira, do impacto financeiro que a refinaria representava para nós", declarou, à agência Lusa, o presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), Nuno Araújo.

Contas feitas pelo gestor, "em 2020 houve uma quebra de mais de dois milhões de toneladas de produtos movimentados pela refinaria no porto e a expectativa é que a quebra venha a acentuar-se em 2021".

Globalmente, Leixões movimentava até 2019 muito próximo de 20 milhões de toneladas e este ano vai fechar, na previsão do presidente da APDL, "com pouco mais de 17 milhões de toneladas".

É uma "quebra significativa e isso deve-se, quase na sua totalidade, à refinaria", sublinha Nuno Araújo, assinalando que essa quebra se traduz "num redução em cerca de 50% da preponderância financeira, do impacto financeiro que a refinaria representava para o porto".

Num momento em que a refinaria vai fechar, "naturalmente que isso adiciona quebras" às já registadas, constata.

A Galp vai concentrar este ano as suas operações de refinação e desenvolvimentos futuros no complexo de Sines e descontinuar a refinação em Matosinhos, anunciou a empresa em 23 de dezembro de 2020.

Em causa estão, segundo os sindicatos, 500 postos de trabalho diretos e mil indiretos.

Para o presidente da APDL, o que se passa agora em Matosinhos é algo mais ou menos preanunciado, apenas precipitado pelas circunstâncias.

"Se confinámos, se houve uma estagnação quase geral da economia, naturalmente que deixou de haver consumo de combustíveis. A Galp e a refinaria [de Matosinhos] foram-se ajustando a essa redução do consumo. Se somarmos a isto a transição energética do país, a descarbonização, dá para ter uma vaga ideia do que está a acontecer. Hoje há mais veículos elétricos, mais veículos híbridos, os combustíveis diminuem", diz.

No fundo, conclui, "acho que a pandemia veio precipitar aquilo que há muito tempo era uma estratégia da Galp e que se traduz depois numa diminuição de movimentação de crude [petróleo em bruto], de produtos refinados, de um conjunto de produtos que são movimentados no terminal petrolífero de Leixões".

Por outro lado, em 2020, já houve uma suspensão da monobóia [sistema que permite aos petroleiros descarregar sem entrar no porto] e isso "já trouxe um impacto significativo para a APDL".

O gestor lembra que já havia um pipeline de troca de produtos entre as refinarias de Sines e a de Matosinhos, prevendo que "vai consolidar-se esse pipeline marítimo de transporte de produtos refinados e armazenados no parque logístico", até porque se trata de uma operação que diz ser relativamente simples.

"Não se sabe exatamente o montante do produto que será transferido de Sines para Matosinhos. Por isso é que dizemos que haverá três a 3,5 milhões de toneladas de produto a ser transportado. Essa é a nossa expectativa para já, mas isso é objeto de um diálogo permanente com a Galp", nota.

Esse diálogo, que Nuno Araújo pretende intensificar, permitirá "aferir com mais precisão qual será o movimento de produto, para a administração portuária traçar as suas expectativas, as suas contas, para prever o seu futuro".

O diálogo permitirá, por outro, aferir que tipo de outro tipo de serviço, pode prestar o porto à infraestrutura da Galp em Matosinhos.

"Trata-se de saber que serviços não fazemos hoje e podemos fazer de futuro, relacionados com o gás ou com o hidrogénio, por exemplo, de que forma podemos potenciar a infraestrutura", enfatiza.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.