Ponta Delgada viveu hoje uma "tragédia" - autarca

| País
Porto Canal com Lusa

São Vicente, Madeira, 25 dez 2020 (Lusa) - O presidente da Junta de Freguesia da Ponta Delgada, no concelho de São Vicente, na Madeira, classificou hoje de "tragédia" as consequências das chuvas que assolaram a localidade, provocando inundações, transbordo de ribeiros, danos nas estradas e residências.

"E, agora, temos de esquecer este dia de Natal", disse Miguel Freitas à Lusa, salientando que "parece que a situação [tempo] vai ficar estável, pelo menos, é o que se espera".

Para o autarca, "a situação agora é de limpeza e aguardar que as máquinas façam o seu trabalho e minimizar alguma hipótese de as coisas correrem mal".

"Só amanhã [sábado] vamos fazer o rescaldo desta tragédia que, para mim e como autarca, classifico de tragédia", referiu.

"As ruas praticamente ficaram intransitáveis, só agora estamos a fazer os trabalhos de limpeza, sei que há muitas casas que ficaram danificadas mas, felizmente, não tivemos perdas humanas, pelo menos, até agora não há qualquer informação nesse sentido e os danos foram apenas materiais", sublinhou.

Para Miguel Freitas, as chuvas, que tiveram o período mais crítico entre as 15:00 e as 18:00 horas, "não foram absorvidas pelos solos e os ribeiros não conseguiram dar vazão à imensa água e transbordaram para outras vias".

Estradas, moradias, cemitério e a zona da igreja foram, para o autarca, os locais mais afetados pelo temporal.

"A zona da Primeira Lombada está isolada, não é conveniente transitar, mas as pessoas estão seguras, estão bem e não há a reportar qualquer dano humano", observou.

Miguel Freitas salienta ainda que as máquinas da Câmara e da Direção Regional de Estradas já estão a trabalhar e "agora é esperar para amanhã [sábado] e ver então os reais prejuízos".

A Madeira esteve hoje sob aviso meteorológico amarelo para precipitação, tendo o Observatório registado 161 milímetros no Porto Moniz às 18:00 horas.

EC // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Trabalhadores do INEM acusam ministra de ter “ignorado olimpicamente” reivindicações

A Comissão de Trabalhadores do INEM acusou esta terça-feira a ministra da Saúde de ignorar as reivindicações dos técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) e alertou que a refundação do instituto passa pelo reconhecimento do trabalho dos seus profissionais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.