BCP aguarda luz verde do supervisor para recomprar 400 ME de obrigações ao Estado

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 mai (Lusa) - O BCP já apresentou ao Banco de Portugal o seu plano para recomprar parte das obrigações convertíveis ('CoCo') que estão nas mãos estatais, aguardando a devida autorização para consumar a operação, revelou hoje o presidente Nuno Amado.

"Temos um plano para repagar 400 milhões de euros, apresentámo-lo ao Banco de Portugal e aguardamos autorização. Pede quem deve, autoriza quem pode", afirmou o banqueiro durante a apresentação das contas do primeiro trimestre do BCP.

"Estamos de acordo com o plano" de reestruturação aprovado pelas autoridades, vincou, acrescentando que neste momento resta ao banco aguardar pela decisão da entidade liderada por Carlos Costa.

"O nosso objetivo é pagar, o mais cedo possível, as 'CoCo' que tivermos, mas isso depende de uma série de fatores, incluindo os impostos diferidos", realçou.

Em fevereiro, por altura da divulgação dos resultados de 2013, Nuno Amado tinha revelado que o BCP pretendia concluir esta operação ainda no primeiro semestre do ano.

Segundo o banqueiro, o objetivo do BCP é iniciar este processo o quanto antes, até devido aos custos elevados que tem de suportar com os juros associados à ajuda estatal (as chamadas 'CoCo bonds').

Só no ano passado, os custos do BCP referentes aos instrumentos híbridos que estão na posse do Estado ascenderam a 269 milhões de euros (face aos custos de 134,9 milhões de euros assumidos neste item pelo BCP em 2012).

Em junho de 2012, o Estado português subscreveu 3 mil milhões de euros de 'CoCo' do BCP.

DN/IM //CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.