UTAD vai aumentar capacidade do centro de testagem à Covid-19

UTAD vai aumentar capacidade do centro de testagem à Covid-19
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou hoje que vai aplicar 288 mil euros para o aumento da capacidade do centro de testagem covid-19, dotando-o de novas instalações, equipamentos e metodologias.

Criado na primeira fase da pandemia, o centro instalado na UTAD, em Vila Real, testou um total de cerca de 18.500 utentes.

Com o novo projeto, a academia transmontana, segundo explicou em comunicado, pretende uma mudança de instalações do centro de testagem e uma melhor capacitação, quer em termos de infraestruturas quer de equipamentos.

“O projeto tem como objetivo promover o ‘upscaling’ dos testes moleculares, dotando o centro de testagem covid-19 da universidade de infraestruturas, de equipamentos, bem como de novas metodologias de testagem”, explicou Raquel Chaves, uma das responsáveis por aquela unidade da UTAD.

A investigadora acrescentou que, com a concretização do projeto, será possível “otimizar a extração automática de RNA viral e ainda o desenvolvimento de uma metodologia que elimine o passo de extração de RNA viral de forma a diminuir ainda mais o tempo de resposta de cada teste e, assim, aumentar a capacidade do centro na testagem”.

A iniciativa enquadra-se no programa "Testar com Ciência e Solidariedade - COVID-19" e resulta de uma candidatura aos fundos regionais do Norte 2020.

A candidatura, no valor de 288 mil euros, foi aprovada no âmbito do projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico "Testar, Testar, Testar: “upscalling” do diagnóstico laboratorial do SARS-COV-2 no Centro de Testagem covid-19 da UTAD".

A UTAD criou o centro de testagem com o apoio do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), integrando-o na Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico Laboratorial da covid-19, que tem vindo a ser dinamizada pelas instituições de ensino superior.

A estrutura, liderada pelas investigadoras Raquel Chaves, Paula Lopes e Filomena Adega, estabeleceu diversos protocolos de parceria com a Administração Regional de Saúde (ARS) Norte e com o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

Com este novo projeto, a UTAD ambiciona dar “uma melhor resposta” ao “trabalho em rede que tem vindo a ser efetuado com as autoridades de saúde e, desta forma, consolidar o compromisso da universidade com a região”.

“Trata-se de um projeto de grande importância para a UTAD e para toda a região Norte do país”, salientou Fontainhas Fernandes, Reitor da UTAD.

Para ajudar a combater a pandemia desde o início, a UTAD cedeu equipamentos e materiais de uso corrente ao CHTMAD, criou um centro de acolhimento temporário de doentes afetados pela pandemia e integrou a Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico Laboratorial da covid-19.

O concelho de Vila Real está integrado no grupo dos municípios de risco muito elevado.

Portugal contabiliza pelo menos 5.278 mortos associados à covid-19 em 335.207 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 23 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.