Covid-19: Alemanha regista novos máximos com 29.875 contágios e 598 óbitos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, 11 dez 2020 (Lusa) - A Alemanha regista hoje novos máximos desde o início da pandemia, com 29.875 novos casos de contágio e 598 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com os dados do Instituto Robert Koch.   

O anterior recorde de novas infeções ocorreu na quinta-feira, com 23.679 casos positivos em 24 horas (6.200 contágios menos do verificado hoje) e o último número máximo de mortos num período de 24 horas (590) ocorreu na passada quarta-feira. 

O número de casos positivos desde o início da pandemia na Alemanha é atualmente de 1.272.078 casos, com 20.970 mortos.

Segundo dados oficiais, hoje há 309 mil casos ativos no país.

Na Alemanha, a incidência acumulada nos últimos sete dias situa-se em 156,3 casos por cada 100 mil habitantes e as novas infeções ascenderam na última semana a 129.741 contágios.

O número de doentes com covid-19 nas unidades de cuidados intensivos continua a aumentar e ascendia na quinta-feira a 4.339, dos quais 2.505 (58%) recebem respiração assistida, segundo dados da Associação Interdisciplinar Alemã de Cuidados Intensivos e de Medicina de Urgência (DIVI). 

O fator de reprodução (R) que toma em consideração as infeções num intervalo de sete dias, em relação aos sete dias anteriores e que reflete a evolução de contágios de oito a 16 dias - 1,03 no conjunto da Alemanha - o que significa que cada cem infetados contagiam em média 103 pessoas.  

O presidente do Instituto Robert Koch (RKI) de virologia, Lothar Wieler, apelou na quinta-feira para que os alemães reduzam os contactos assinalando que se não forem respeitados os cuidados de distanciamento vai verificar-se "uma paragem mais dura da vida pública a nível federal".

Wieler disse que a atual redução dos contactos - de 40% - "não é suficiente" e precisou que é necessária uma redução superior a 60%, tal como se verificou na primavera, para que a situação elevada de novos contágios seja contrariada.  

No relatório diário, o RKI refere que a situação atual é "maioritariamente difusa" e que não se pode determinar o contexto da maioria dos novos contágios.

 

PSP // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.