Dezassete em cada 20 acusações do MP do Porto resultaram em condenação

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 02 mai (Lusa) -- Mais de 85% das acusações do Ministério Público levadas a julgamento em 2013 no distrito judicial do Porto resultaram em condenação, um dado "significativo do empenho dos operadores judiciários", revela o Relatório Anual da Procuradoria-Geral Distrital.

"A realidade atual do estado da justiça no distrito judicial, com uma taxa de 85,21% de condenações nos feitos submetidos a julgamento, é significativa do empenho dos operadores judiciários e muito particularmente dos magistrados do Ministério Público", assinala, no relatório, a procuradora-geral distrital do Porto.

Para Maria Raquel Desterro, "estes resultados espelham bem o empenho e dedicação dos magistrados deste distrito judicial e demonstram a consciência coletiva de todos em querer melhorar os níveis de intervenção e de pretender dar uma resposta pronta e uma maior confiança aos cidadãos na administração da justiça".

O distrito judicial do Porto abrange toda a zona norte do país e ainda parte dos distritos de Aveiro e Viseu, num total de 86 concelhos, 21.000 quilómetros quadrados e servindo uma população de 3,7 milhões de pessoas (35% da população nacional).

Segundo o relatório, disponível na página da PGD do Porto, um dos objetivos para 2013 passava por "encerrar os inquéritos mais antigos, anteriores a 2010, diminuir a percentagem de inquéritos pendentes há mais de oito meses e aumentar para 50% o número de inquéritos terminados através de mecanismos processuais de consenso e diversão".

No final de 2013 foram encerrados 175.811 inquéritos "o que comparado com os 170.984 encerrados em 2012 representa o acréscimo de 4.827 inquéritos, o equivalente a 2,8%", sendo que "por referência ao número de inquéritos entrados no ano [de 2013], o MP terminou 102,54%".

O documento destaca ainda a "carência de oficiais de justiça" em todo o distrito judicial, estando "em falta cerca de 120 funcionários", o que a manter-se "será de esperar que em muitos tribunais se atinjam situações de verdadeira rotura", particularmente em Gaia, Paredes, S. João da Madeira, Maia, Guimarães, Braga e Penafiel.

Também ao nível de magistrados -- 493 no MP, 119 procuradores da República e 297 procuradores-adjuntos -- o número é "manifestamente insuficiente", uma vez que "o distrito está retalhado em 77 comarcas, onde é necessário assegurar a representação do Ministério Público".

Quanto a instalações, o relatório assinala que o distrito tem tribunais e serviços que "continuam a apresentar condições indignas para o exercício da função judicial" como é o "caso paradigmático" do tribunal do Comércio de Gaia, do Tribunal de Família e Menores do Porto e do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, que se encontra "disperso pela cidade, instalado em sete edifícios, com consequências muito graves para o seu funcionamento e coordenação".

"Os resultados agora alcançados são o princípio de um caminho que será cada vez mais exigente", assinala Raquel Desterro que destaca também as "dificuldades e incertezas de um sistema judiciário em mudança, com a aguardada implementação do novo Mapa Judiciário".

LIL // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.