Novos casos de Covid-19 aumentam mais de 50% em seis concelhos de Vila Real e em dois de Bragança

Novos casos de Covid-19 aumentam mais de 50% em seis concelhos de Vila Real e em dois de Bragança
| Norte
Porto Canal com Lusa

O número de novos casos de infeção no Norte aumentou mais de 50% em oito concelhos da região, seis dos quais no distrito de Vila Real e dois em Bragança, segundo o relatório da Administração Regional de Saúde do Norte.

O documento, a que a Lusa teve hoje acesso, reporta a evolução epidemiológica nos concelhos da região Norte entre a segunda (de 08 a 14) e quarta semana (de 22 a 28) deste mês.

De acordo com o relatório, entre a terceira e quarta semana de novembro, oito concelhos da região Norte registaram um crescimento superior a 50% de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19.

Seis dos oito concelhos que registaram esta tendência localizam-se no distrito de Vila Real - o único distrito abrangido pela ARS-N que contabiliza um crescimento de 22% do número de novos casos -- nomeadamente: Boticas, Chaves, Mondim de Basto, Peso da Régua, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar.

Destes municípios, destaca-se Mondim de Basto com um crescimento de 137% de novos casos, passando de 41 na terceira semana deste mês para 97 novos casos de infeção na quarta semana.

No distrito de Bragança, que contabiliza um decréscimo de 27% do número de novos casos, os únicos municípios que acompanharam este aumento foram Alfandega da Fé e Mogadouro, com 50% e 55% de novos casos, respetivamente.

O relatório revela ainda que Freixo de Espada à Cinta é o município com maior incidência, seguindo-se os concelhos de Guimarães, Chaves, Póvoa de Lanhoso, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Fafe e Mondim de Basto.

Nestes oito municípios a incidência é superior a 1.900 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias, sendo que a média da região Norte se fixa agora nos 1.274,5 casos.

Apesar disso, os mapas do relatório da ARS-N sobre o crescimento e variação de crescimento a Norte refletem um maior número de concelhos a azul, isto é, municípios que contabilizaram uma diminuição do número de novos casos.

Dos seis distritos abrangidos pela ARS-N, cinco acompanharam esta tendência, nomeadamente Aveiro com 21% de diminuição, Braga com 20%, Bragança com 27%, Porto com 24% e Viana do Castelo com 9%.

O relatório indica ainda que 23 concelhos da região contabilizaram uma diminuição superior a 30% de novos casos de infeção e 28 concelhos uma diminuição que rondou os 30% e 10%.

Portugal contabiliza pelo menos 4.505 mortos associados à covid-19 em 298.061 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 08 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo, e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.