Filme "O Fim do Mundo" de Basil da Cunha vence Grande Prémio do festival Caminhos

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 28 nov 2020 (Lusa) - O filme "O Fim do Mundo", de Basil da Cunha, venceu hoje o Grande Prémio do festival Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, e "Listen", de Ana Rocha de Sousa, conquistou o Prémio do Público, anunciou a organização.

"Um tempo, um imaginário e um elenco generoso permitiram a construção de um universo emocionalmente duro, mas que nos acompanha numa reflexão muito depois de o filme ter terminado", sustenta o júri da secção principal do festival, sobre "O Fim do Mundo".

Basil da Cunha também venceu o prémio D. Quijote do festival, da Federação Internacional de Cineclubes, com o júri a salientar que a longa-metragem revela "um trabalho consistente, expresso pela empatia na relação com atores não-profissionais que se traduz em desempenhos notáveis".

"O Fim do Mundo" é a segunda longa-metragem de Basil da Cunha. O filme fala de um jovem que regressa a um bairro ilegal do concelho da Amadora, onde tenta reintegrar-se, depois de anos passados numa casa de correção. Foi selecionado para o festival de Locarno, em 2019, e recebeu o Prémio de Melhor Longa Metragem Portuguesa no festival IndieLisboa, no passado mês de setembro, tendo sido também distinguido com o Prémio Árvore da Vida da Pastoral de Cultura.

O filme "Listen", de Ana Rocha de Sousa, venceu o Prémio do Público, tendo ainda arrecadado o prémio de melhor realizadora, melhor atriz (Lúcia Moniz) e melhor ator secundário (Ruben Garcia), revelou a organização.

Candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares, na categoria de Melhor Filme Internacional, "Listen" é a primeira longa-metragem de ficção de Ana Rocha de Sousa, um drama familiar inspirado numa história real, sobre uma família portuguesa emigrada em Londres, a quem é retirada a guarda dos filhos, por suspeitas de maus-tratos. A narrativa acompanha os esforços da família em provar que as suspeitas são infundadas.

O filme venceu seis prémios no Festival de Veneza, entre os quais o "Leão do Futuro", para uma primeira obra, e o prémio especial do júri da competição Horizontes. Estreado nos cinemas portugueses em 21 de outubro, somou desde então mais de 34 mil espectadores, liderando o 'ranking' dos filmes portugueses mais vistos em 2020.

Quanto ao prémio de melhor ficção, nos Caminhos do Cinema Português, foi para "Patrick", de Gonçalo Waddington, selecionado há um ano para o Festival de San Sebastián. Em Coimbra, o filme recebeu ainda o galardão de melhor direção artística e melhor ator (Hugo Fernandes).

"Nheengatu", de José Barahona, venceu o prémio de melhor documentário, "Maré", de Joana Rosa Bragança, melhor animação, e "Bustarenga", de Ana Maria Gomes, melhor curta-metragem.

De acordo com a organização, "Amor Fati", de Cláudia Varejão, venceu o Prémio de Imprensa, tendo ainda arrecadado melhor som e melhor montagem.

Bernardo Lopes, com "Moço", venceu o prémio revelação, ainda na secção competitiva principal, a seleção Caminhos.

Na seleção Ensaios (dedicada a obras criadas em contexto académico), os irmãos Afonso e Bernardo Rapazote venceram na categoria de melhor ensaio nacional, com "Corte", e Clara Borges e Diana Agar, na categoria de melhor ensaio nacional de animação, com "O Presidente Veste Nada".

Na categoria internacional desta seleção, venceu Leonardo Martinelli, com "Copacabana Madureira".

A 26.ª edição do festival Caminhos do Cinema Português contou com quase 150 filmes portugueses a participar nas secções competitivas.

JGA (SS) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.