Covid-19: Câmara de Marvão reativa rede de apoio ao domicílio

| País
Porto Canal com Lusa

Marvão, Portalegre, 27 nov 2020 (Lusa) - A Câmara de Marvão (Portalegre) reativou a rede de apoio ao domicílio destinada a maiores de 65 anos, doentes crónicos e pessoas em isolamento profilático ou em quarentena, devido à pandemia de covid-19, revelou hoje o município.

Segundo a autarquia, esta iniciativa, intitulada "Em Casa" - Rede de Apoio ao Domicílio, tem como objetivo o auxílio na aquisição e entrega de bens essenciais como alimentos, produtos de higiene e medicamentos.

A câmara municipal indicou que os munícipes podem aceder a este serviço, todas as segundas-feiras, entre as 09:00 e as 16:00, através do telefone 245 909 139, de forma a efetuar o pedido dos bens essenciais de que necessitam e que serão entregues ao longo da semana.

No concelho de Marvão, distrito de Portalegre, há um surto de covid-19 no lar residencial da Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Marvão, com 12 pessoas - utentes e funcionários - infetadas com o vírus que provoca a covid-19, segundo revelou hoje fonte do município.

"Estão infetados no lar residencial da APPACDM de Santo António das Areias [freguesia rural] sete utentes e cinco funcionários", disse o presidente do município, Luís Vitorino, em declarações à agência Lusa.

De acordo com o autarca, os casos "têm vindo a acontecer" nos últimos dias na instituição, que tem capacidade para acolher, segundo a sua página na Internet, 22 pessoas em alojamento permanente e duas pessoas em alojamento temporário.

"Dois dos utentes infetados estão internados no hospital de Abrantes", acrescentou o autarca, indicando ainda que a APPACDM está a efetuar testes rápidos a utentes e funcionários.

O relatório publicado hoje pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) na sua página na Internet indica que o distrito de Portalegre conta com um total de 21 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia.

No documento, é referido que o distrito regista 509 casos ativos, 539 casos recuperados, encontrando-se 28 infetados internados nas unidades hospitalares da região.

Portugal contabiliza pelo menos 4.276 mortos associados à covid-19 em 285.838 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

TCA (HYT) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.