Nova obra de Siza e Castanheira na China dá prestígio a Portugal - embaixador

| País
Porto Canal com Lusa

Pequim, 22 nov 2020 (Lusa) - O embaixador português em Pequim considerou hoje que a inauguração da nova obra dos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira na China dá prestígio a Portugal e abre portas aos profissionais do setor.

Erguido na cidade de Ningbo, na costa leste da China, o MoAE - Museu de Arte e Educação é a quarta obra de Álvaro Siza Vieira na China, nos últimos seis anos.

"É um indicador do reconhecimento e apreço deste mercado pelo trabalho do arquiteto", apontou José Augusto Duarte.

O embaixador comparou a projeção do arquiteto português, vencedor de um prémio Pritzker, ao sucesso de Cristiano Ronaldo no futebol ou de Saramago na literatura.

"Entreabre portas à curiosidade por outros profissionais do mesmo ramo e da mesma nacionalidade, beneficia indubitavelmente o prestígio do próprio e do país, mas também põe o patamar de exigência mais elevado aos demais", notou.

O museu, situado junto ao Lago Dongqian, tem cerca de seis mil metros quadrados.

Em vez de escadas, o edifício, com uma altura de 25 metros, tem uma rampa sem barreiras a ligar os cinco andares e é iluminado apenas por janelas situadas no rés-do-chão e no topo do museu.

O edifício é um projeto do grupo privado chinês Huamao Group, cujo presidente, Xu Wanmao, decidiu convidar Siza Vieira a liderar o projeto após visitar o Museu de Arte Contemporânea, que o arquiteto desenhou para a Fundação Serralves, no Porto.

A primeira obra de Siza Vieira na China - um edifício de escritórios, desenhado também em parceria com o arquiteto Carlos Castanheira - foi inaugurado em agosto de 2014, no leste do país.

Na Ásia, a dupla portuguesa tem também vindo a assinar projetos em Taiwan e na Coreia do Sul.

JPI // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.