Metro do Porto e STCP transportaram 135 milhões de clientes em 2013

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 30 abr (Lusa) -- A Metro do Porto e a STCP, cuja exploração dos serviços públicos de transporte de passageiros deverão ser entregues a privados, transportaram em 2013 cerca de 135 milhões de clientes em sete concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP).

No total, em 2013, as 107 composições do metro e os 475 autocarros da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) percorreram cerca de 29,7 milhões de quilómetros na AMP, referiu hoje à Lusa fonte de ambas as empresas.

As duas empresas têm um conselho de administração comum desde o verão de 2012, por determinação do Governo, mas a sua estrutura societária é diferente: enquanto a STCP é 100% do Estado, a Metro do Porto, SA. tem outros sócios, designadamente a AMP, que detém 39,9995% da empresa.

De acordo com a mesma fonte, a STCP conta com 1.231 colaboradores e a Metro do Porto, cuja operação e manutenção está subconcessionada a um operador privado desde o arranque da sua operação comercial, tem 107 pessoas no quadro.

A STCP opera em seis concelhos (Porto, Matosinhos, Maia, Valongo, Gondomar e Maia) da AMP, sendo que mais de metade da sua operação serve o concelho do Porto.

Já as seis linhas da Metro do Porto, que totalizam 67 quilómetros de extensão, servem sete concelhos (Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Maia, Matosinhos, Porto, Gaia e Gondomar) da AMP.

Quanto às contas das empresas, desconhecem-se ainda os relatórios referentes a 2013, devendo as assembleias gerais das duas empresas para aprovação dos mesmos realizarem-se até ao final de maio.

Certo é que o ano de 2012 encerrou com um prejuízo de 73,4 milhões de euros na STCP e de 491,4 milhões de euros na Metro do Porto, de acordo com os relatórios e contas das empresas, disponíveis na internet.

Ainda em 2013, a procura por estes serviços públicos de transporte de passageiros diminuiu face ao ano anterior (menos 7,5% na Metro e menos 3,6% na STCP).

De acordo com o documento de consulta "Modelo de abertura à iniciativa privada do serviço público de transporte de passageiros na AMP", disponível na página da internet do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMTT), com a abertura à iniciativa privada da exploração dos serviços públicos de transporte de passageiros, o Governo pretende "promover a eficiência na prestação do serviço público de transporte de passageiros, permitindo, por um lado, reduzir os encargos do Estado na prestação deste serviço público e, por outro, assegurar o cumprimento das obrigações de serviço público de acordo com elevados padrões de qualidade e segurança".

"Pretende-se, assim, que independentemente do modelo de exploração a adotar, os encargos do Estado com o financiamento da operação da STCP e da Metro do Porto -- através do pagamento de Indemnizações Compensatórias (IC) -- deixem de existir", acrescenta o documento.

O documento salienta ainda que "a gestão do serviço público de transportes de passageiros apenas será entregue a operadores privados caso se observe uma forte evidência de que essa entrega significará uma melhoria no cumprimento dos objetivos acima mencionados".

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Mata irmão a tiro e fica condenado a 14 anos de prisão em Vila Pouca de Aguiar

O Tribunal de Vila Real condenou esta terça-feira um homem de 49 anos a uma pena de 14 anos de prisão pelo homicídio do irmão, em Vila Pouca de Aguiar.

Iberdrola condenada a pagar 34 milhões de euros em litígio na construção da barragem do Alto do Tâmega

A Iberdrola foi condenada a ressarcir em 34 milhões de euros o consórcio Mota-Engil/Acciona/Edivisa, no litígio na construção da barragem do Alto Tâmega, tendo este agrupamento de empresas sido absolvido de pagar os valores reclamados pela elétrica espanhola.

"Supercarro" de 17 milhões de euros "made in" Matosinhos lançado esta terça-feira

O Adamastor Furia, novo 'supercarro' português fruto de 17 milhões de euros de investimento e com produção estimada em 60 veículos de estrada, será apresentado esta terça-feira e produzido em Matosinhos.