Covid-19: Surto em lar no Pego, em Abrantes, com três óbitos

| País
Porto Canal com Lusa

Abrantes, Santarém, 11 nov 2020 (Lusa) - O surto de covid-19 que decorre desde 29 de outubro na Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego, no concelho de Abrantes (Santarém), causou a morte a três utentes, disse hoje à Lusa fonte das autoridades de saúde.

"A evolução do surto é que existem três óbitos no Lar, em três utentes", disse à agência Lusa a delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, "uma das quais a primeira pessoa diagnosticada" neste surto com o vírus SARS-CoV-2 e que infetou, até ao dia de hoje, um total de 80 pessoas, entre utentes e funcionários da ERPI do Centro Social do Pego.

Maria dos Anjos Esperança disse que os óbitos reportam-se a pessoas com idade avançada, com outras patologias, nomeadamente respiratórias e cardíacas e que, "com esta doença da covid-19, as comorbilidades que as pessoas tiverem podem contribuir para desfechos mais fatais".

A ERPI tem 65 utentes e 71 funcionários.

Além dos 80 casos confirmados na ERPI em Pego, afetando 60 utentes e 20 profissionais, há a registar mais um caso positivo numa outra valência do Centro Social do Pego, avançou a responsável.

"No centro de dia do Centro Social do Pego foram testados todos os utentes e funcionários e um profissional acusou positivo", disse hoje a delegada de saúde, tendo referido que as autoridades vão "proceder à desinfeção do centro de dia para que possa depois reabrir".

Maria dos Anjos Esperança disse ainda à Lusa que um outro surto foi identificado no concelho de Abrantes, numa casa de acolhimento em Carvalhal, e que afeta 18 pessoas, entre utentes, profissionais e proprietários do espaço.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.275.113 mortos em mais de 51,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.103 pessoas dos 192.172 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

MYF // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.