Covid-19: Câmara de Ourique contrata testes em escola após caso de infeção

| País
Porto Canal com Lusa

Ourique, Beja, 11 nov 2020 (Lusa) - A Câmara de Ourique anunciou hoje ter contratado a realização de testes de covid-19 na escola da vila que fechou após detetada a infeção numa funcionária e devido à alegada falta de respostas das autoridades de saúde.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município, do distrito de Beja, refere que contratou ao Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC - Algarve Biomedical Center) a realização dos testes de despiste do vírus da covid-19 à comunidade do Centro Escolar de Ourique, que fechou na segunda-feira.

Os testes vão começar a ser feitos na quinta-feira aos alunos do jardim-de-infância e do 1.º ciclo do ensino básico do centro escolar, com a devida autorização dos pais e encarregados de educação e para "avaliar a situação e tranquilizar as famílias e toda a comunidade de Ourique".

"Só depois dos resultados dos testes e da desinfeção dos espaços", haverá condições para retomar as atividades no Centro Escolar de Ourique, "com maior confiança e segurança, mas com os cuidados básicos do uso da máscara, das distâncias sociais, da etiqueta respiratória e da lavagem/desinfeção frequente das mãos", frisa o município.

O anúncio da contratação da realização dos testes surge um dia depois de a Câmara de Ourique ter considerado "inaceitável" a autoridade de saúde pública não os ter feito, após ter mandado fechar a escola devido à deteção da infeção pelo vírus da covid-19 numa funcionária e "com a indicação de que a comunidade educativa seria sujeita a testes de despistagem para a avaliação da situação e adoção de medidas".

Segundo o município, na segunda-feira, as autoridades de saúde não fizeram os testes que "tinham ficado subjacentes ao encerramento preventivo do estabelecimento escolar, surgiram informações difusas sobre a não eventual realização da operação de despistagem e a intenção de reabrir a escola sem iniciativas complementares".

O Centro Escolar de Ourique "é da responsabilidade logística do município e a parte pedagógica tem outros responsáveis, mas, em momento algum, a câmara foi informada pelas autoridades de saúde regionais da intenção de não realizar testes e reabrir a escola nesse contexto", frisa a autarquia.

"Com conhecimento por via indireta das intenções regionais", o município refere que insistiu "na obtenção de informações sobre os testes e a situação" e, "sem respostas de quem de direito, das autoridades de saúde regionais", tomou uma posição pública, na terça-feira, e trabalhou "na concretização da resposta que se impunha: a realização de testes à comunidade" do centro escolar.

A Lusa tentou sem sucesso obter esclarecimentos sobre o assunto junto da presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, Conceição Margalha.

Segundo o município, também está infetado com o vírus da covid-19 o filho da funcionária do centro escolar e que é aluno da Escola dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Secundária de Ourique.

Por isso, a autoridade de saúde pública colocou em "quarentena preventiva" a turma da escola a que pertence o filho da funcionária.

Em declarações à Lusa no domingo, o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, explicou que os dois casos de infeção foram detetados "na sequência de um episódio hospitalar" ocorrido "no sábado à noite".

"A funcionária levou o filho ao hospital de Beja e, por isso, foram os dois testados na unidade", tendo sido divulgado no domingo que "tiveram resultado positivo" para o vírus que provoca a covid-19, relatou o autarca.

LL (RRL) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.