Covid-19: Matosinhos pede mais apoios para o setor da restauração

Covid-19: Matosinhos pede mais apoios para o setor da restauração
| Norte
Porto Canal com Lusa

A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos pediu hoje ao ministro da Economia mais apoios para a restauração que, devido ao agravamento das medidas de combate à pandemia, fica numa situação económica “muito comprometida”.

Numa carta dirigida a Pedro Siza Vieira, Luísa Salgueiro (PS) referiu que, em virtude do agravamento das medidas anunciadas pelo Governo no sábado, a situação económica dos restaurantes fica “muito comprometida e milhares de postos de trabalho em risco”.

Desta forma, a autarca solicita ao responsável pela tutela para isentar a Taxa Social Única (TSU) dos trabalhadores cujo empregador manteve a totalidade dos postos de trabalho durante um período definido.

Além disso, defende a fixação da taxa do Imposto de Valor Acrescentando (IVA) de 6% nos serviços alimentares e 23% nas bebidas e a moratória de seis meses no pagamento das faturas de fornecimento e serviços externos, tais como luz, água e gás.

Luísa Salgueiro recomenda também a simplificação do sistema de candidaturas à Apoiar.pt, através de uma medida de apoio automático em função da quebra de faturação registada na Autoridade Tributária e Aduaneira e dos funcionários inscritos no Instituto Português de Segurança Social.

Na nota, esta autarquia do distrito do Porto lembra que Matosinhos tem cerca de 1.200 restaurantes que dão emprego a mais de 5.000 pessoas, tratando-se de um setor com uma importância social e económica de “enorme relevância” para o concelho.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.959 pessoas dos 183.420 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.