Covid-19: Cinco ilhas dos Açores em situação de calamidade e restantes sobem para contingência

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 07 nov 2020 (Lusa) -- O Governo Regional dos Açores prorrogou hoje a situação de calamidade pública para ilhas com ligação ao exterior, e as restantes ilhas passam de situação de alerta para situação de contingência, avançando com novas medidas.

Na sequência da declaração do estado de emergência em todo o território nacional, a Região Autónoma dos Açores mantém a situação de calamidade pública em Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial, e decreta que a Graciosa, São Jorge, as Flores e o Corvo devem passar ao nível de contingência.

Depois de ter adiantado na sexta-feira que toda a comunidade escolar da Escola Secundária da Ribeira Grande seria testada, o Governo Regional informa hoje que a escola ficará encerrada até 16 de novembro, já que foram detetados três casos positivos, "cujas turmas se encontram em isolamento profilático".

Em comunicado enviado hoje, o executivo açoriano avança com novas medidas, que vigoram em todo o arquipélago, entre segunda-feira, 09 de novembro, e dia 30 de novembro, como "o encerramento de estabelecimentos de bebidas e similares, com espaços de dança".

Os "bares e outros estabelecimentos de bebidas, com ou sem espetáculo, com ou sem serviço de esplanada" encerram a partir das 22:00 e, a partir dessa hora, e até às 06:00 do dia seguinte, os postos de abastecimento de combustível devem "manter o respetivo funcionamento, exclusivamente para efeitos de venda ao público de combustíveis e abastecimento de veículos".

As visitas a utentes de lares de idosos ficam suspensas, "salvo situações excecionais, com limitação a um visitante, em horário restrito", e observando todas as regras de segurança,

Já os centros de convívio serão encerrados.

Os eventos e competições desportivas deixam, novamente, de ter público a assistir.

Foi ainda determinada a suspensão da realização de eventos públicos promovidos por entidades da administração pública regional, e recomenda-se às autarquias e entidades privadas que cumpram o mesmo princípio.

O Governo aconselha que as deslocações interilhas sejam limitadas ao essencial e que, "até à obtenção do teste de despiste feito ao 6.º dia, os passageiros limitem as deslocações ao essencial e cumpram sempre as regras de distanciamento físico e de utilização de máscara.

Às autarquias locais é pedida a "sinalização, junto das forças de segurança e entidades inspetivas competentes, do não cumprimento das regras".

Atualmente, a região mantém 121 casos ativos de covid-19, dos quais 95 são em São Miguel, 15 na Terceira, seis no Pico, dois no Faial, e as ilhas da Graciosa, Santa Maria e Flores têm um caso cada.

Desde o início do surto, foram detetados nos Açores 441 infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela doença covid-19, e morreram 16 pessoas, todas em São Miguel.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 48,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal morreram 2.792 pessoas dos 166.900 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

ILYD // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.