Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas denuncia que o contribuintes não conseguem entregar IRS porque portal das Finanças "não funciona"

Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas denuncia que o contribuintes não conseguem entregar IRS porque portal das Finanças "não funciona"
| País
Porto Canal

Os contribuintes não estão a conseguir entregar as declarações de IRS no Portal das Finanças, porque "o sistema não funciona", denunciou hoje a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC), garantindo que "não vai consentir a aplicação de multas".

Em declarações à agência Lusa, Domingues de Azevedo, bastonário da OTOC, disse que se trata de "um problema literalmente de laxismo por parte do Governo, porque tem espaço [no Portal das Finanças] para andar a pôr para lá sorteios de faturas e emissões de faturas e não sei quê", mas, "quando chega a hora da entrega das declarações, o sistema não funciona".

De acordo com Domingues de Azevedo, o facto de haver "uma afluência maior" ao Portal das Finanças nos últimos dias do prazo para entregar a declaração de rendimentos de 2013 pela internet no caso dos rendimentos das categorias A e H faz com que "as pessoas não consigam entregar as declarações".

"O Governo já desligou algumas funcionalidades mas, mesmo assim, [os serviços] não conseguem trabalhar com o sistema", afirmou o bastonário, acrescentando que a OTOC "enviou hoje um ofício ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, manifestando-lhe que não consentirá a aplicação de quaisquer coimas", uma vez que "compete ao Governo disponibilizar os meios para os cidadãos cumprirem com as suas obrigações, o que não está a acontecer atualmente".

Sublinhando que "o Governo normalmente não está muito sensibilizado para estas questões e não adia prazos, mas depois aplica multas", Domingues de Azevedo considera que esta situação, "moralmente, não é minimamente aceitável".

Questionada pela Lusa, fonte do Ministério das Finanças afirmou que, "de acordo com informações da Autoridade Tributária e Aduaneira, o Portal das Finanças está operacional".

"Numa altura em que se aproxima o fim do prazo legal para submeter as referidas declarações fiscais e num período em que habitualmente se verifica um acréscimo significativo de submissões, foi decidido suspender o acesso a alguns serviços não essenciais do Portal (não relacionados com as declarações de IRS)", garantiu a mesma fonte.

O prazo legal para entregar as declarações de rendimentos relativo a trabalho dependente e/ou de pensões (categorias A e H) através da internet termina na quarta-feira.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.