Documento de Estratégia Orçamental só será apresentado na terça-feira

| Política
Porto Canal / Agências

O Documento de Estratégia Orçamental (DEO), que foi hoje aprovado em Conselho de Ministros, só será apresentado publicamente na terça-feira, disse à Lusa fonte governamental.

Ao início da tarde, fonte do executivo admitia que o documento ainda fosse hoje apresentado, mas as alterações introduzidas na reunião desta manhã e a complexidade do DEO fizeram com que não fosse possível apresentá-lo hoje em tempo útil, precisou a mesma fonte.

Também a impossibilidade de a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, desmarcar a agenda relacionada com a presença dos elementos da 'troika' que estão em Portugal no âmbito da 12.ª avaliação fizeram com que o Governo decidisse apresentar o DEO na terça-feira, acrescentou.

A hora da apresentação do DEO deverá ser anunciada na terça-feira de manhã.

O DEO é um documento que o Governo apresenta anualmente em abril, com as suas perspetivas para os anos seguintes, e este ano servirá para o Governo traçar a sua estratégia orçamental até 2018.

O documento deste ano deverá conter as medidas de consolidação orçamental para 2015, que totalizam cortes de 1.400 milhões de euros para o próximo ano, segundo já adiantou a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.