Europeias: Alexis Tsipras apela ao voto na esquerda para travar austeridade

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 26 abr (Lusa) - O candidato do do Partido da Esquerda Europeia a presidente da Comissão Europeia, Alexis Tsipras, defendeu hoje que a única forma de travar a crise é "dizendo ´stop' à austeridade", recuperando a "democracia na Europa".

"Eu acredito que a única forma de ultrapassar a crise é que os nossos eleitores votem contra as forças políticas que suportam as maiorias de austeridade nos nossos países. É dizendo ´stop' à austeridade", disse o candidato após um encontro com o antigo presidente da República de Portugal, Mário Soares.

O líder do Syriza, principal partido da oposição grega (esquerda radical) considerou "maravilhosa" a "oportunidade" de se encontrar com "uma personalidade emblemática que deixou a sua marca não só em Portugal mas em toda a Europa" e revelou que durante a reunião - que decorreu na Biblioteca Almeida Garret, no Porto, com a presença de João Semedo e de Marisa Matias, do Bloco de Esquerda - os intervenientes concordaram que "a única forma de melhorar é com o parar da autoridade e com a reconquista da democracia".

"Pudemos discutir sobre a atual situação dos nossos países, a situação de Portugal e da Grécia (...) Não só na Grécia e em Portugal, mas também na Espanha e na Itália, quando as políticas de austeridade começaram, a situação ficou deteriorada e agora estamos perante uma crise humanitária nos nossos países", disse Alexis Tsipras.

O líder do Syriza apelou, assim, ao voto na esquerda nas próximas eleições europeias: "Eu acredito que a única forma de ultrapassar a crise é que os nossos eleitores votem contra as forças políticas que suportam as maiorias de austeridade. Vamos ajudar no desenvolvimento e dar às pessoas o direito de viver com esperança", disse.

Questionado sobre de que forma pretende atingir este objectivo, Tsipras falou em "mudar a balança nas próximas eleições europeias" e lembrou que na Grécia "é possível que a esquerda, pela primeira vez na sua história, ganhe as eleições", pelo que disse acreditar que poderá vir a acontecer um "efeito de dominó na Europa".

O candidato à Comissão Europeia escusou-se a comentar particularmente a questão de Portugal e da ´troika´, associando sempre este tema à Grécia e à Europa em geral, mas afirmou acreditar que "os portugueses, tal como os gregos, sabem que a única forma de sobreviver é evitando a ´troika´", ou seja "tentando reconquistar a soberania".

"Mas acredito que quando o homem com as roupas pretas for embora de Portugal e da Grécia, não será o fim do nosso drama. O fim do nosso drama será quando pararem as maiorias de austeridade", concluiu.

Alexis Tsipras, que é candidato pelo Grupo da Esquerda Unitária, no qual se encontram as delegações do BE e PCP, quer ver derrotada a "Europa das forças conservadoras, do poder, do mercado de capital, dos bancos e banqueiros" e ver recuperados "os valores da fundação europeia", destacando "a coesão social, a solidariedade e a democracia".

Para além de Alexis Tsipras, estão na corrida à sucessão de Durão Barroso, que termina o mandato no fim de outubro, Martin Schulz, pelos Socialistas Europeus (em que se inclui o PS,) Guy Verhofstadt, pelos Liberais, Jean-Claude Junker, pelo Partido Popular Europeu (PPE), o francês José Bové e a alemã Ska Keller, pelos Verdes.

As eleições europeias realizam-se em Portugal a 25 de maio.

PYT // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.