Covid-19: Matrículas decorrem na perfeição no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 05 out 2020 (Lusa) - O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), com as matrículas para o novo ano letivo a decorrerem na perfeição, está preparado para o ensino presencial com as adaptações impostas pela covid-19, mas prevenido para o ensino à distância, se for necessário.

"Quando tivemos de confinar, fomos das primeiras escolas a implementar o ensino à distância. Agora, estamos completamente preparados para receber os alunos e responsabilizá-los para que tenham comportamentos de cidadania neste tempo de pandemia", disse à agência Lusa o presidente do ISEC.

Segundo Mário Velindro, a escola tem "tudo preparado, no sentido de serem cumpridos os circuitos de entrada e de saída, e de se evitarem ajuntamentos de alunos", pelo que as expectativas "são as melhores" para o novo ano letivo.

O presidente do ISEC entende que "não se pode entrar em pânico" e que existe um plano de atuação caso algum estudante fique infetado pelo novo coronavírus.

"Não acredito que Portugal volta a confinar por causa da pandemia, mas, se isso acontecer, estamos preparados para ministrar aulas à distância, como já fizemos", frisou Mário Velindro.

Neste momento, o nível de matrículas "decorre na perfeição", com um número muito próximo dos 100% relativamente ao número de alunos colocados.

Neste ano letivo, o ISEC aumentou em 15,98% o número de estudantes que entraram nas vagas oferecidas na primeira fase de candidaturas ao ensino superior de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Relativamente a 2019, o número de alunos aumentou de 319 para 370 nas diversas licenciaturas.

"O ISEC continua a consolidar a recuperação de estudantes iniciada há quatro anos", afirma Mário Velindro, salientando que as licenciaturas de Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Informática esgotaram as vagas na primeira fase.

Segundo o presidente da escola, "é muito significativa, por exemplo, a recuperação que está a ser feita na licenciatura de Engenharia Mecânica, que este ano só deixou livres para a segunda fase de ingresso 11 vagas".

O responsável destaca ainda o curso de Gestão Sustentável das Cidades, "uma oferta formativa relativamente recente que, pelo terceiro ano consecutivo, volta a esgotar todas as vagas na primeira ronda de ingressos no ensino superior".

"Em Portugal, o ISEC é, claramente, a escola de engenharia de referência da Gestão Sustentável das Cidades", considera Mário Velindro, que realça os bons resultados ao nível da empregabilidade dos seus finalistas.

Para Mário Velindro, a procura por aquele instituto de ensino superior deve-se "ao reconhecimento da qualidade do ensino e da capacidade de inovação demonstrada há várias décadas, em que a prioridade é colocar a engenharia ao serviço da economia e da sociedade".

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.