Covid-19: Alunos regressam às aulas presenciais sem sobressaltos na Madeira

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 18 set 2020 (Lusa) - A reorganização das escolas na Região Autónoma da Madeira, face às medidas de contenção da covid-19, não assinalou constrangimentos significativos no regresso às aulas presenciais, que decorreu entre 07 e 17 de setembro e envolve 42 mil alunos.

"Está tudo na mesma, mas diferente", disse à agência Lusa Margarida Correia, aluna do 7.º ano, pouco antes de entrar no Colégio dos Salesianos do Funchal, onde vigora um horário desfasado com três tempos - 08:10, 08:20 e 08:30 - e esta foi uma das mudanças face ao ano anterior, em que as aulas começavam às 08:00.

Nesta escola privada do Funchal, com cerca de 800 alunos, é feita a mediação de temperatura à entrada e, tal como em todos os 130 estabelecimentos de ensino da Região Autónoma da Madeira, o uso de máscara é obrigatório a partir do 1.º ano do 1.º ciclo.

O desfasamento do horário contribuiu para evitar ajuntamentos à entrada e também no interior do colégio e pôs fim aos toques de campainha para assinar o começo e o fim das aulas.

"Não há toques, mas isso é fácil de habituar. Toda a gente começa a subir [para as salas de aula] e tu sobes também", explicou Margarida Correia, que integra uma turma com 20 alunos, com secretárias individuais, na qual é proibido partilhar material e cada um usa o seu marcador quando vai ao quadro.

"Nas aulas de educação física está tudo igual, não usamos máscara, partilhamos as bolas", disse, indicando que no acesso à cantina também há sempre uma "alta fila", desde o início do ano letivo, em 14 de setembro.

A aluna referiu que em muitos aspetos se trata de um "regresso à normalidade", sobretudo considerando que as aulas são presenciais, situação que classifica como "superpositivo".

"Eu detestei o ensino à distância, porque sentia que não estava a aprender nada, que não me estava a esforçar, não era estimulante", afirmou, e, embora diga que se sente segura na escola e que as conversas sobre a covid-19 são sempre em tom de brincadeira, não deixa de pensar que tudo pode voltar atrás.

"Vamos ver quanto tempo é que vai durar", disse.

Mas, para já, sente-se feliz no regresso à escola e prefere valorizar o que está igual: "As mesmas pessoas, o mesmo grupo de amigos, as mesmas conversas, o mesmo tipo de convívio, a mesma turma. Só os professores são diferentes, porque mudei de ciclo."

Margarida Correia contou também que agora não se vê "quase ninguém" no recinto depois das 16:00, o que não acontecia no ano anterior, em que muitos alunos ficavam no campo a jogar.

"A maior parte dos alunos vai para casa logo que as aulas terminam", disse.

A "tranquilidade, a calma e o silêncio" nas escolas foi, precisamente, um dos aspetos positivos que os docentes destacaram num inquérito com 500 respostas realizado pelo Sindicato dos Professores da Madeira, a propósito da reorganização decorrente das medidas de contenção da pandemia.

A situação é visível mesmo nos estabelecimentos de grande dimensão, como a Escola Secundária Francisco Franco, no centro do Funchal, a maior escola pública do arquipélago e uma das maiores do país, com 2.350 alunos, 270 professores e cerca de 90 funcionários.

"A nossa grande preocupação foi tentar evitar que houvesse, em simultâneo, uma concentração muito elevada de alunos, o que é muito difícil. Mesmo que se tenha muito cuidado, há sempre muita gente a circular", disse à agência Lusa António Pires, presidente do conselho executivo.

Foram criados dois horários de entrada - às 08:00 para os 10.º e 11.º anos e às 08:15 para o 12.º ano e cursos profissionais -, as turmas foram redistribuídas pelos turnos da tarde e da manhã e foram abertos três portões - um para entrada e dois para saída -, quando no ano passado era utilizado apenas um.

António Pires sublinhou que são "medidas simples", mas fizeram diminuir para metade a circulação na escola, onde a média de alunos por turma é de 23, havendo, no entanto, turmas com 26.

"As aulas começaram ontem [quinta-feira] e já deu para perceber que algumas turmas estão em espaços que têm de ser mudados. Estamos a identificar os casos que precisam de mais atenção e estamos a prever que na próxima sexta-feira haja uma atualização dos horários ao nível das salas, para acautelar o mais possível a distância social entre os alunos", explicou.

Na Região Autónoma da Madeira, o ano letivo 2020/2021 envolve 42.000 alunos, 6.200 professores e cerca de 4.000 funcionários, sendo que todo o pessoal docente e não docente foi testado para covid-19 e não há reporte de qualquer caso positivo.

DC // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.