Cortes na despesa "não produziram todos os efeitos anunciados" pelas Finanças

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 abr (Lusa) - O Conselho de Finanças Públicas (CFP) considera que as medidas do lado da despesa de 2013 "não produziram todos os efeitos enunciados pelo Ministério das Finanças", concluindo que o ajustamento se deveu sobretudo ao aumento da receita fiscal.

O CFP escreve, na sua análise à conta das administrações públicas do ano passado, que os desenvolvimentos orçamentais de 2013 evidenciaram "o elevado contributo da receita para a redução do défice público", mas que "a despesa não contribuiu para a correção do desequilíbrio orçamental".

A despesa total aumentou em 2.946 milhões de euros em 2013, o equivalente a 1,6 pontos percentuais do Produto Interno Bruto (PIB), "invertendo a tendência observada nos dois anos anteriores, mas mantendo-se a níveis abaixo de 2010", escreve o CFP.

Para esta evolução da despesa contribuiu o aumento de 1,9 pontos do PIB da despesa corrente primária, uma vez que as despesas de capital caíram 0,2 pontos percentuais do PIB e que a despesa com juros recuou 0,1 pontos percentuais do PIB.

De acordo com a instituição liderada por Teodora Cardoso, "a execução de 2013 sugere que as medidas de consolidação orçamental do lado da despesa não compensaram integralmente o efeito da reposição dos subsídios", apesar de ter sido anunciada a intenção de encontrar medidas de redução da despesa "em montante próximo do impacto da reposição dos subsídios aos trabalhadores do setor público e pensionistas".

No entanto, o CFP conclui que, descontando o efeito do aumento da despesa em rubricas como o apoio ao desemprego, o aumento do número de pensionistas e a variação dos encargos brutos com Parcerias Público-Privadas (PPP), "a concretização dessa intenção não transparece da evolução verificada na despesa".

O CFP salvaguarda, porém, que não é possível fazer uma "monitorização adequada" da despesa, devido à "incompleta especificação das medidas enunciadas".

Do lado da receita, o CFP afirma que o ajustamento orçamental das administrações públicas se deveu sobretudo ao "comportamento favorável da receita fiscal, impulsionado pela receita de impostos diretos".

Em 2013, o Estado arrecadou 41.045 milhões de euros em impostos, mais 3.419 milhões do que em 2012, um aumento de 9,1% face ao período homólogo.

A receita fiscal atingiu nesse ano os 24,8% do PIB, situando-se em "níveis superiores aos de 2010", antes do início do programa de resgate, o que reflete "o impacto orçamental de um conjunto alargado de medidas de política fiscal".

ND // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.