Número de portugueses em Espanha caiu 15,3% no último ano

| Economia
Porto Canal

O número de portugueses a viver em Espanha caiu 15,3% em 2013, face ao ano anterior, a sexta maior descida entre as comunidades imigrantes no país, para um total de 109.390, segundo dados oficiais hoje divulgados.

Os dados fazem parte do Avanço da Estatística do Padrão Municipal Continuo com dados de 01 de janeiro de 2014, divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol.

A comunidade portuguesa, que caiu em quase 20 mil pessoas no último ano, representa uma cada vez menor fatia das comunidades estrangeiras em Espanha, apenas de 2,2% (era 2,3% no final de 2012).

Uma descida que foi significativamente maior do que a média entre todos os estrangeiros - menos 9,8% ou 545.980 pessoas.

Os dados confirmam que entre os estrangeiros apenas a comunidade chinesa cresceu em Espanha no último ano, tendo havido quedas em todas as outras comunidades, com destaque para os alemães, ingleses, colombianos, peruanos, equatorianos e portugueses.

Globalmente, a queda entre os portugueses foi a sexta mais elevada depois da alemã (-23,6%), inglesa (-22,6%), colombiana (-18,6%), peruana (-18,3%), equatoriana (-17,2%).

Em termos absolutos, a maior descida ocorreu entre a comunidade do Reino Unido com a saída de Espanha de 87.880 pessoas, seguindo a da Roménia (74.745).

No início deste ano, a comunidade portuguesa era a 11.ª comunidade estrangeira e a sexta entre as comunidades de imigrantes de países da UE, posição idêntica à que mantinha há um ano.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.